Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Marinho (Jogador de Futebol)

Marinho pelo Santos
Marinho pelo Santos - Getty Images
Nome CompletoMário Sérgio Santos Costa
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento29/05/1990
33 anos, 10 meses
Local NascimentoPenedo, Alagoas, Brasil
Instagram Oficial Marinho
Wikipedia Marinho

Nascido no dia 29 de maio de 1990, Mário Sérgio Santos Costa, mais conhecido como Marinho, é um jogador de futebol que atua como atacante e, atualmente, defende o Santos Futebol Clube.

Natural de Penedo, no interior de Alagoas, Marinho começou sua jornada no futebol ainda novo, atuando na várzea, pela Ponte Preta, que era um time amador da sua cidade. Então, aos 14 anos, foi jogar no Sport Club Penedense, onde não demorou a se firmar. Atuou pela categoria de juniores, com atletas mais velhos, e então acabou se transferindo para o Corinthians-AL.

Por opção da diretoria, foi liberado da equipe e retornou para Penedo. Após algum tempo, surgiu uma oportunidade no Santos, onde Marinho passou cerca de um mês, mas não conseguiu se adaptar. Contudo, nos testes, o garoto chamou a atenção de Branco e foi levado para o Fluminense, onde permaneceu por um ano até fazer sua estreia no profissional.

A carreira profissional começou em 2008, em um confronto contra o Atlético Mineiro pelo Brasileirão. Mas o primeiro ano do craque na elite começou tarde e ele acabou só atuando em nove jogos.

No ano seguinte, quando tinha apenas 18, foi contratado pelo Internacional, com um contrato de cinco anos. Além do Colorado, o Porto de Portugal também disputava a contratação do atleta, mas a equipe gaúcha se deu melhor. Sua estreia foi na goleada  por 4x1 em cima do Canoas, pelo Campeonato Gaúcho que, mais tarde, se encerraria como 39º título estadual do Internacional e, consequentemente, o primeiro do craque como profissional.

Apesar do título, Marinho não conseguiu se firmar e encarou uma sequência de empréstimos, primeiro para o Caxias, para a disputa da Série C, depois para o Paraná, para o Goiás e então para o Ituano. Ao final do seu contrato com o Internacional, foi contratado pelo Náutico em definitivo, onde também teve uma passagem apagada.

No final de 2014, foi anunciado pelo Ceará para a temporada do ano seguinte. Fez uma boa temporada pelo Vozão, venceu a Copa do Nordeste com duas vitórias sobre o Bahia na final. Além da boa passagem, Marinho ficou marcado por uma entrevista que viralizou após fazer dois gols em um  3x3 contra o Santa Cruz, quando o Ceará tinha um a menos na partida.

A entrevista abriu portas para que os clubes o conhecessem e passassem a conhecer seu futebol. Foi o caso do Cruzeiro, que o contratou ainda na metade de 2015 pagando R$1,2 milhão de reais por metade dos direitos econômicos do atleta.

Sem muitas oportunidades, Marinho foi emprestado para o Vitória até o final de 2016. Se destacou ao decorrer do ano, primeiramente no Campeonato Baiano, e então foi peça crucial na campanha da equipe baiana no Brasileirão. O atacante foi determinante para que o clube se mantivesse na Série A e foi um destaques do Campeonato Brasileiro.

O atacante teve passagens tímidas pela China e pelo Grêmio, e apesar disso, foi contratado pelo Santos em 2019, clube em que quase teve a oportunidade de jogar nas categorias de base antes de ir ao Fluminense.

O atacante conseguiu regularidade e teve boa participação na campanha do Vice Campeonato Brasileiro em 2019 e foi nomeado o "Rei da América" na temporada de 2020, em premiação feita pela CONMEBOL, e levou o Santos à final da Libertadores em uma temporada que muitos colocavam o Peixe como candidato ao rebaixamento.

Além de se destacar no futebol, Marinho se mostra engajado com causas sociais e sempre se posiciona em questões de racismo que, infelizmente, ainda acontecem no meio esportivo.



Artigos relacionados a Marinho

Marinho ainda não emplacou com a camisa do Flamengo - GettyImages
Marinho com a camisa do Flamengo em campo - Gilvan de Souza/Flamengo/Flickr
Presidente do Santos surpreendeu com declarações polêmicas sobre a saída de Soteldo e Marinho - GettyImages
Flamengo venceu a primeira com os titulares - Gilvan de Souza / Flamengo / Flickr
Marinho, jogador anunciado pelo Flamengo - GettyImages
Marinho será o substituto de atacante do Flamengo, que está indo para o mundo árabe nesta temporada de 2022 - GettyImages
Marinho está cada vez mais próximo de trocar o Santos pelo Flamengo e anúncio deve acontecer logo - GettyImages
Marinho não deve seguir no Santos - GettyImages
Marinho tem participado dos treinamentos normalmente e deve seguir no Santos em 2022 - Ivan Storti/Santos FC
Marinho rebateu a irmã de Gabigol - GettyImages
Santos encarou o Fortaleza no Brasileirão - GettyImages
Marinho pode ser reforço na escalação do Santos contra o Fortaleza - Ivan Storti/Santos FC
Carille destaca importância de Marinho no Santos: “Referência” - YouTube/ Santos TV
Marinho sentiu dores na coxa durante o jogo do Santos - GettyImages
Marinho, jogador do Santos no momento em que saiu de carrinho do jogo contra a Chapecoense, sendo consolado por Carille - Ivan Storti/Santos FC/Fotos Públicas
Principal jogador do Santos, Marinho não vai para o jogo - GettyImages
Marinho ganhou elogios de Carille no Santos - Ivan Storti/Santos FC
Marinho volta a marcar pelo Santos - Getty Images
Santos e Bragantino se enfrentaram no Brasileirão - Ivan Storti / Santos FC / Flickr
Marinho em ação pelo Santos, que não marca desde julho - GettyImages