Sportbuzz

Romelu Lukaku (Jogador de Futebol)

Lukaku em pré-jogo
Lukaku em pré-jogo - Getty Images
Nome CompletoRomelu Menama Lukaku Bolingoli
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento13/05/1993
28 anos, 4 meses
Local NascimentoAntuérpia, Bélgica
Facebook Oficial Romelu Lukaku
Twitter Oficial Romelu Lukaku
Instagram Oficial Romelu Lukaku
Wikipedia Romelu Lukaku

Romelu Menama Lukaku Bolingoli, mais conhecido como Lukaku, é um jogador de futebol que atua como atacante e, atualmente, defende a Internazionale de Milão. 

Natural de Antuérpia, Bélgica, o atacante teve uma infância muito complicada. Lembrando da falta de condições que a mãe, Adolphine Lukaku, tinha para o criar. O jogador contou que, para o almoço, a mãe misturava leite com água para que pudesse render mais e a partir desse momento de falência da família ele foi atrás de conseguir espaço no futebol.

Em 2009, com apenas 16 anos, subiu das categorias de base para o profissional do Anderlecht, um dos times mais tradicionais de seu país. Logo em sua primeira temporada, o atacante foi o artilheiro do Campeonato Belga, com 15 gols e levou o clube ao seu 30º título da liga.

Lukaku ficou na equipe até 2011, quando foi contratado pelo Chelsea com um contrato de cinco anos. Na equipe londrina, o atacante acabou não tendo muito espaço, já que brigava com Fernando Torres e Didier Drogba por uma vaga no time titular. Na temporada, o clube se sagrou campeão da Champions League, mas o belga se recusou a segurar o troféu e disse:  “Minha equipe venceu a Champions League, não auxiliei em nada”.

Ainda sem espaço, pouco mais de um ano depois, Lukaku foi emprestado para o West Bromwich, também da Inglaterra, para ganhar experiência. Com apenas 19 anos, e sendo poupado em alguns jogos, o jogador marcou 17 gols na Premier League e foi o artilheiro da competição. 

Após a ótima temporada, em 2013 o atleta voltou para o Chelsea, mas ainda não tinha espaço. E então, foi emprestado para o Everton, onde permaneceu durante a temporada e, depois, ficou em definitivo na equipe até 2017. Neste período, foram 166 jogos, 87 gols e 29 assistências.

Depois de uma excelente passagem pelo Everton, em 2017, Lukaku foi contratado pelo Manchester United, onde ficou até 2019. O desempenho e os resultados não foram os esperados, mas ainda assim o atacante se destacou, marcando 42 gols e dando 13 assistências.

Mesmo sem títulos, chamou a atenção da Inter de Milão, que o contratou. Após menos de um mês na equipe, marcou seu primeiro gol e, em dois anos, o jogador tem 85 jogos disputados, onde marcou 59 gols e deu 13 assistências.

Depois de dois anos atuando no futebol italiano, Lukaku acertou seu retorno ao futebol inglês e, depois de 10 anos, optou por voltar ao Chelsea. Se juntando ao elenco recém campeão da Champions League, o atacante belga reforçou ainda mais os Blues, assinando um contrato de cinco anos.

Lukaku iniciou sua trajetória na seleção belga em 2010, quando tinha apenas 17 anos. Desde então já participou de duas Copas do Mundo, onde chegou às quartas de final em 2014, e à semifinal em 2018. O jogador soma 89 jogos com a camisa belga, onde marcou 57 gols e deu 14 assistências.

Nascido no dia 13 de maio de 1993, Lukaku ainda está a caminho do seu auge de desempenho, e pode ser ainda mais goleador do que já é.


Artigos relacionados a Romelu Lukaku

Tottenham recebe Chelsea na Premier League - Getty Images/Divulgação
Lukaku comemorando o gol feito pelo Chelsea diante do Arsenal na Premier League - GettyImages
Lukaku volta para o Chelsea após quase sete anos - Getty Images
Transferência de Lukaku da Inter de Milão para o Chelsea movimenta o Mercado da Bola - GettyImages
Lukaku e Cristiano Ronaldo são as esperanças de gol no jogo entre Bélgica e Portugal - GettyImages
Jogadores que se destacaram na primeira fase da Eurocopa - GettyImages
De Bruyne exalta Lukaku na Seleção Belga: “Nossa arma secreta” - GettyImages
Lukaku revela que Eriksen será homenageado na Eurocopa - GettyImages
Lukaku e Eriksen nutrem grande amizade - GettyImages
Bélgica e Rússia se enfrentaram na Eurocopa - GettyImages
Eurocopa dá sequência à disputa da primeira rodada - GettyImages
Thomas Tuchel, técnico do Chelsea - GettyImages
Com De Bruyne e Lukaku, técnico da Bélgica anuncia convocados para a Euro - GettyImages
Inter de Milão e Roma duelaram no Campeonato Italiano - GettyImages
Lukaku, atacante da Inter de Milão - GettyImages
Adriano Imperador liga para Lukaku e belga o elogia - Reprodução/Instagram/GettyImages
Lukaku e Ibrahimovic vem esquentando o clima do futebol italiano - GettyImages
Lukaku fez o gol da vitória para a Inter de Milão - GettyImages