Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL - COPA DO MUNDO!

Romelu Lukaku: da miséria na infância ao estrelato na Bélgica!

Fluente em mais de oito línguas, Romelu Lukaku atingiu os objetivos depois de uma cena chocante e cumpriu a promessa feita ao avô sobre cuidar de sua mãe

Guilherme Assumpção Publicado em 29/08/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Romelu Lukaku é a maior esperança da Bélgica - GettyImages (Arte: SportBuzz)
Romelu Lukaku é a maior esperança da Bélgica - GettyImages (Arte: SportBuzz)

Romelu Lukaku é o jogador mais forte que você vai conhecer! Não pela força física, que também é um de seus trunfos, mas pela superação por conta das dificuldades que teve na infância ao lado de toda a família. Da promessa por ter visto sua mãe misturar água com leite para os filhos até o posto de um dos melhores centroavantes do mundo.

Preparado para a Copa do Mundo do Catar, o SportBuzz conta a história de Romelu Lukaku: o atacante belga, que decidiu ser o sustento de sua família quando ainda era criança e que teve enormes barreiras para saltar até ser o grande destaque da Bélgica para mais uma edição do maior torneio esportivo do planeta. Você vai se emocionar com a história de Romelu!

Nós não tínhamos nada. Não éramos só pobres, não tínhamos nada. Eu sabia que estávamos com dificuldades. Mas quando ela [mãe] estava misturando água com leite, percebi que já era. Entende o que eu digo? Essa era a nossa vida. Eu não disse uma palavra. Eu não queria vê-la estressada. Eu só comi meu almoço. Mas eu juro por Deus, que fiz uma promessa a mim mesmo", contou.

"Foi como se alguém tivesse estalado os dedos e me acordasse. Eu sabia exatamente o que tinha que fazer e o que ia fazer. Não poderia ver minha mãe vivendo assim. Não, não, não. Não poderia ver isso. As pessoas no futebol adoram falar sobre “força mental”. Bem, eu sou o cara mais durão que você vai conhecer", continuou o artilheiro da Bélgica.

Lukaku sem camisa e vibrando
Romelu Lukaku tem a força para superar tudo (Crédito: GettyImages)

Não tem nada mais explicativo do que o próprio Lukaku contar sua história. Os relatos trazidos acima foram feitos pelo atacante ao site "The Players Tribune". O gatilho para se tornar o que é nos dias de hoje veio das dificuldades enfrentadas por sua mãe Adolphine para cuidar dos filhos. Ao ver a cena pela primeira vez, Romelu decidiu que seria o cara da Bélgica.

Antes disso, Lukaku precisou fazer uma promessa para seu avô. Ao contar sobre seus primeiros passos no futebol, o então garotinho ouviu um pedido especial, mas sem entender os motivos: cuidar de sua mãe. Onze dias depois da conversa, Romelu perdeu seu vovô. O resto da história é contada pelo próprio camisa nove, que trouxe detalhes do duro episódio.

Romelu Lukaku protestando contra atos racistas
Romelu Lukaku sempre defendeu seus pensamentos (Crédito: GettyImages)

"Um dia eu fui conversar com meu avô, o pai da minha mãe. Ele era uma das pessoas mais importantes da minha vida. Ele era a minha relação com o Congo, país que meus pais nasceram. Então, um dia, eu liguei para ele e disse: 'eu vou me dar bem. Marquei 76 gols e vencemos o campeonato. Os grandes times estão de olho em mim'", contou Lukaku.

"E, como sempre, ele falava que queria ouvir sobre o meu futebol. Mas dessa vez foi estranho. Ele disse: 'sim, Rom, que ótimo, mas você pode me fazer um favor?'. Eu disse: 'Claro, o que é?'. Ele falou: 'pode cuidar da minha filha, por favor?'. Eu lembro de estar muito confuso, pensando 'o que o vovô tá falando?'. Eu falei: “minha mãe? Estamos bem, está tudo bem'”.

"Ele disse: 'não, me prometa. Você pode me prometer? Cuida da minha filha por mim, ok?'. Eu falei: 'Ok, vô, pode deixar. Eu prometo'. Cinco dias depois, ele faleceu. Aí eu entendi o que ele quis dizer. Eu fico muito triste quando penso nisso porque eu queria que vivesse mais quatro anos para me ver jogar no Anderlecht. Para ver que eu cumpri minha promessa, sabe? Ver que tudo ia ficar bem. Eu disse para a minha mãe que ia conseguir isso aos 16 anos. Eu errei a previsão por 11 dias".

Depois da dura perda, Romelu Lukaku decidiu que faria de tudo para cumprir a promessa feita ao avô. No ano de 2009, com apenas 16 anos, subiu das categorias de base para o profissional do Anderlecht, um dos times mais tradicionais de seu país. Logo em sua primeira temporada, o atacante foi o artilheiro do Campeonato Belga, com 15 gols e levou o clube ao seu 30º título.

Lukaku ficou na equipe até 2011, quando foi contratado pelo Chelsea. Na equipe londrina, o atacante acabou não tendo muito espaço, já que brigava com Fernando Torres e Didier Drogba por uma vaga no time titular. Na temporada, o clube se sagrou campeão da Champions League, mas o belga disse:  “Minha equipe venceu a Champions League, não auxiliei em nada”.

Com pouco espaço, Romelu foi emprestado ao West Brom e depois ao Everton, lugar onde se destacou bastante e chamou atenção do Manchester United. A partir daí, o garoto deslanchou, brilhou na Premier League, se tornou o "Rei de Milão" por conta da passagem pela Inter e caiu nas graças dos torcedores como um dos atletas mais queridos do mundo.

Romelu Lukaku vibrando na Inter de Milão
Romelu Lukaku é considerado o "Rei de Milão" (Crédito: GettyImages)

Lukaku iniciou sua trajetória na seleção da Bélgica no ano de 2010, quando tinha apenas 17 anos. Desde então já participou de duas Copas do Mundo, onde chegou às quartas de final em 2014 e à semifinal em 2018. O jogador é o principal artilheiro da equipe e a principal esperança de gols para a edição do torneio no Catar.

"Quando as coisas estavam caminhando bem, eu li as reportagens dos jornais e eles estavam me chamando de Romelu Lukaku, o atacante belga. Quando as coisas não estavam bem, eles me chamavam de Romelu Lukaku, o atacante belga de origem congolesa. Se você não gosta do jeito que eu jogo, tudo bem. Mas eu nasci na Bélgica. Eu cresci na Antuérpia, Liège e Bruxelas".

Eu consigo começar uma frase em francês e terminar em holandês, e posso jogar umas palavras em espanhol ou português ou Lingala, dependendo do bairro onde eu estava. Eu sou belga. Todos somos belgas. É isso que faz esse país legal, sabe? Eu não sei porque algumas pessoas no meu país querem me ver fracassar. Eu não sei mesmo".
Romelu Lukaku em ação na Bélgica
Romelu Lukaku é a principal esperança de gols da Bélgica (Crédito: GettyImages)

Sobre os idiomas, Romelu Lukaku tem oito línguas fluentes em seu currículo. Inglês, francês, italiano, holandês, espanhol, alemão, português e Lingala, linguagem banta do Congo, estão na lista do centroavante. Como destaque, o camisa nove consegue se comunicar fluentemente com os brasileiros, o que gerou algumas paixões no jogador.

Guaraná, moqueca, churrasco e feijoada são as principais diversões de Lukaku quando o assunto é o Brasil. Com muitos companheiros ao longo da carreira, o belga foi colecionando gostos para lá de especiais e se tornou quase um brasileiro. Em 2014, o atacante esteve no país para a Copa do Mundo e desfrutou de todos os momentos com a seleção.

Com a história já detalhada, Romelu entrou para a história do futebol. Muitos podem questionar essa afirmação, mas ele mesmo explica o que está sendo dito neste texto. No relato ao site "The Players Tribune", o camisa nove contou os motivos que o fazem acreditar e entender que tudo o que aconteceu valeu e pena e foi cumprido como tinha que ser.

Romelu Lukaku sorrindo
Romelu Lukaku foi só sorrisos mesmo durante as dificuldades (Crédito: GettyImages)

"Eu gostaria muito, muito mesmo, que meu avô pudesse testemunhar isso. Não estou falando de jogar a Premier League. No Manchester United. Jogar a Champions League. A Copa do Mundo. Não é isso que eu falo. Eu só gostaria que ele estivesse aqui para ver a vida que temos agora. Eu gostaria de ter mais um telefonema com ele e eu poderia dizer…".

'Viu? Eu te disse. Sua filha está bem. Nada de ratos no nosso apartamento. Nada de dormir no chão. Nada de preocupação. Estamos bem agora. Estamos bem… Eles não precisam checar meus documentos agora. Agora, eles sabem meu nome”. SIMPLESMENTE, ROMELU LUKAKU.