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Fórmula 1 / COMPLICAÇÕES

Chefe da Red Bull na F1 desabafa sobre teto de gastos para 2023

Christian Horner, que comanda a Red Bull na F1, foi sincero sobre as dificuldades que já se apresentam para a próxima temporada devido ao limite orçamentário da liga

Redação Publicado em 02/02/2023, às 13h15

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Christian Horner, da Red Bull, na F1 - Getty Images
Christian Horner, da Red Bull, na F1 - Getty Images

O chefe de equipe da Red Bull na F1, Christian Horner, abriu o jogo sobre o teto de gastos na liga e a sua influência nos processos da escuderia para a temporada. O time de licença austríaca sofreu penalizações após extrapolarem os limites orçamentários previstos pela FIA em anos anteriores.

“Nós provavelmente já passamos por 25% da punição, e claro que há um efeito”, afirmou Horner. “A quantidade de sequências que podemos fazer no nosso túnel de vento é significantemente limitadora. E acho que o time está tendo de se adaptar a isso, o que significa que você precisa apenas estar mais focado e disciplinado durante o processo de testes, no túnel ou nos simuladores”.

O dirigente ainda completou: “É mais um desafio. E é uma desvantagem para 2023, com certeza, mas temos pessoas muito capazes e que estão, obviamente, extraindo o melhor que podemos [...], da maneira mais eficiente e eficaz possível”. Além disso, Horner ressaltou como as normas implementadas na elite do automobilismo precisam ser revistas.

“O regulamento ainda está muito imaturo, apenas no segundo ano. As regras ainda estão evoluindo e sendo aperfeiçoadas. Conforme elas vão sendo apresentadas ao lado do negócio que envolve os motores — e penso que, principalmente, isso é uma boa coisa para a F1 e cria um grid mais balanceado —, acho que há também certos elementos que ainda precisam de ajustes finos”, pontuou.

Red Bull Racing na F1
Red Bull Racing na F1 (Créditos: Getty Images)

No momento, estamos vendo uma discrepância entre as regras financeiras do chassi e as regras financeiras do motor. Pelo lado do chassi, podemos ter uma festa de Natal — pelo lado do motor, não. Então existem certas coisas que ainda precisam de equilíbrio, consistência entre os limites. Mas, em geral, é algo positivo”.