Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Adriano Imperador (Jogador de Futebol)

Adriano Imperador
Adriano Imperador - Getty Images
Nome CompletoAdriano Leite Ribeiro
Como/pelo que é mais conhecidoJogador de Futebol
Data Nascimento17/02/1982
42 anos, 2 meses
Local NascimentoRio de Janeiro, RJ
Facebook Oficial Adriano Imperador
Instagram Oficial Adriano Imperador
Wikipedia Adriano Imperador

Adriano Leite Ribeiro, mais conhecido como Adriano Imperador ou Didico, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1982, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. O centroavante iniciou sua carreira em 1999, nas divisões de base do Flamengo. No ano seguinte foi chamado para a equipe principal do clube.

Os anos 2000 foram dominados por Adriano, principalmente na Itália. Jogou pelo Parma e pela Inter de Milão, onde ganhou o apelido de L'Imperatore (o Imperador). Em 2001 foi vendido do Flamengo para a Internazionale, mas fez apenas 14 jogos pela equipe. Emprestado à Fiorentina em 2002, o jogador marcou seis gols nas 15 partidas que esteve em campo. No mesmo ano foi jogar no Parma e ficou por dois anos.

Em 2004 voltou para a Inter, onde esteve na melhor fase da sua carreira. Foram 163 partidas e 74 gols nos quatro anos que jogou pelo clube. Conquistou quatro vezes consecutivas o Campeonato Italiano, duas vezes da Copa Itália e duas da Supercopa da Itália.

Em 2006, o falecimento de seu pai acabou afetando a carreira de Adriano. Ficou o ano praticamente inteiro sem marcar pela Inter, e após a Copa do Mundo de 2006, recebeu duras críticas da imprensa brasileira. Além disso, não foi relacionado para a Champions League na temporada 2007-08 pelo técnico Roberto Mancini.

A má fase causada pelos problemas pessoais fizeram com que a carreira de Adriano entrasse em declínio. O jogador chegou a afirmar à imprensa italiana que estava deprimido e que havia desenvolvido problemas alcoólicos. Em 2008 foi emprestado ao São Paulo. Pela equipe paulista, o Imperador marcou 17 gols em 28 partidas. No mesmo ano retornou para a Inter de Milão, sendo jogador chave na temporada 2008-09, chegando a marca de 100 gols no Campeonato Italiano.

Em abril de 2009 retornou ao Brasil sem autorização da Inter de Milão, abandonando os treinamentos da equipe. O jogador ficou dias sem dar notícias, e rumores começaram a surgir de que teria morrido e que teria sido sequestrado por traficantes no Complexo do Alemão. Mas Adriano estava com familiares, na Vila Cruzeiro, favela onde cresceu. Em 9 de abril de 2009, durante a coletiva, Adriano declarou que pretendia parar de jogar por um tempo indeterminado, que poderia durar até três meses, pois havia perdido a alegria de jogar futebol.

No dia 24 de abril de 2009, a Inter de Milão informou a rescisão amigável do contrato de Adriano, mas não revelou valores do acordo. Em maio do mesmo ano, Adriano voltou ao Flamengo. O jogador ficou no clube carioca por cerca de um ano, mas as polêmicas acabaram falando mais alto que o seu futebol, e após a eliminação do Rubro-Negro na Copa Libertadores e críticas dos torcedores, boatos começaram a surgir de que Adriano voltaria para a Itália, mas para jogar na Roma.Em junho de 2010 assinou com o clube italiano por três temporadas. Mas o jogador não atingiu as expectativas do clube, e em março de 2011 a Roma anunciou a rescisão do contrato.

Por indicação de Ronaldo Fenômeno, voltou para o Brasil, mas desta vez para jogar pelo Corinthians. As primeiras semanas do Imperador no clube foram apenas para recuperar a forma física. Entretanto, sofreu um rompimento no tendão de aquiles em abril, e teve que passar por uma cirurgia imediatamente, deixando-o fora dos gramados por cerca de seis meses.

Sua estreia oficial pelo clube paulista foi em outubro de 2011. E em março de 2012, após mais um ato de indisciplina, foi vetado para os próximos jogos pelo Corinthians. Dias depois, foi dispensado pelo clube. O jogador deixou o clube com outra lesão no tendão de aquiles esquerdo e, após negociações, voltou para o Flamengo.

Adriano teve que passar por uma cirurgia que o deixou fora dos gramados por três meses. Entretanto, sua terceira passagem pelo Rubro-Negro carioca, as polêmicas o impediram de sequer jogar pela equipe. O jogador teria faltado diversos treinos para ir em casas de shows.

Passou o início de 2014 treinando no Athletico Paranaense e em fevereiro do mesmo ano assinou com o clube.  Foram apenas quatro partidas jogadas e um gol. Também deixou o clube por ter faltado treinos.

Em dezembro de 2014 retornou para a Europa para jogar no Le Havre, time francês. Mas por problemas na negociação e dificuldade financeira do clube, o contrato não foi assinado. Dois anos sem jogar futebol profissionalmente, Adriano assinou com o Miami United, equipe americana. O jogador fez apenas duas partidas pelo clube em 2016.

Pela seleção brasileira, foi convocado pela primeira vez aos 18 anos e esteve em campanhas vitoriosas com a camisa verde e amarela. Venceu o Mundial Sub-17, em 1999, o Campeonato Sul-Americano Sub-20, em 2001, a Copa América em 2004 e a Copa das Confederações em 2006. Atualmente é diretor de vendas da Adidas Brasil.

Adriano tem três filhos: Adriano Ribeiro Júnior, Sophia Ribeiro e Lara Ribeiro.


Artigos relacionados a Adriano Imperador

Adriano Imperador segue com opiniões diretas e retas - Reprodução / Instagram
Adriano Imperador e Neymar - Reprodução/Instagram/GettyImages
Adriano Imperador - Reprodução/Instagram
Adriano Imperador, jogador que um dia quase foi contratado pelo Inter - Reprodução/Instagram
Ronaldo Fenômeno e Adriano Imperador - GettyImages
Adriano Imperador com a camisa do Flamengo - Reprodução/Instagram
Adriano Imperador rasga elogios ao Flamengo e destaca volta da torcida - Reprodução/Instagram
Adriano Imperador, ex-jogador de futebol - Reprodução/Instagram
Adriano Imperador e Mourinho na época em que ambos trabalhavam na Inter de Milão - GettyImages
Adriano Imperador revelou erro do Departamento Médico do Corinthians em lesão - GettyImages
Adriano Imperador relembra saída da Inter de Milão - GettyImages
Jogadores de peso que já ficaram fora de convocações importantes - GettyImages
Adriano Imperador compartilha foto com família da nova namorada - Instagram
Adriano Imperador escreve carta aberta - GettyImages
Adriano Imperador liga para Lukaku e belga o elogia - Reprodução/Instagram/GettyImages
Adriano Imperador em ação pela seleção brasileira - Getty Images
Adriano Imperador está junto com Laísa Lemos - Reprodução / Instagram
Adriano Imperador posta foto com namorada: “Muito feliz” - Reprodução/ Instagram
Adriano Imperador, ex-jogador do Flamengo - Reprodução/Instagram
Adriano em jatinho particular - Reprodução/Instagram