Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Felipão (Treinador de Futebol)

Felipão é um dos maiores treinadores do país
Felipão é um dos maiores treinadores do país - GettyImages
Nome CompletoLuiz Felipe Scolari
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento09/11/1948
75 anos, 5 meses
Local NascimentoPasso Fundo, Rio Grande do Sul
Wikipedia Felipão

Nascido no dia 9 de novembro de 1948, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, é um dos treinadores de futebol mais vitoriosos e longevos da categoria. Natural de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, o técnico foi um zagueiro sem tanto destaque na carreira. Começou no Caxias, em 1973. Passou por Juventude, Novo Hamburgo e CSA. No time alagoano, o ex-jogador conquistou o seu único título como atleta. Venceu o Campeonato Alagoano de 1982.

Iniciou sua carreira na beira dos gramados no próprio CSA. Depois, teve passagens por clubes da Arábia e do Sul do Brasil. Seu primeiro trabalho que chamou atenção foi no Grêmio, em 1993. O treinador perdeu a final do Mundial de Clubes de 1995 para o Ajax, nos pênaltis. Quatro anos depois, Felipão voltou a se destacar no cenário do futebol, desta vez, no comando do Palmeiras. Com o Verdão, conquistou a Libertadores de 1999.

Assim, Scolari começou a se tornar um dos principais técnicos do país. Em 2001, foi convidado para treinar a Seleção Brasileira. Com a amarelinha, venceu o maior torneio da história do esporte. Foi pentacampeão mundial com o Brasil, em 2002, na Copa do Mundo do Japão/Coréia.

Logo após o título, Felipão demonstrou a vontade de dirigir uma seleção europeia. Em 2003, chegou ao comando de Portugal. No ano seguinte, disputou a final da Eurocopa de 2004. Porém, o resultado foi decepcionante. Perdeu a disputa para a Grécia, jogando em casa, no Estádio da Luz. Permaneceu até 2008 no comando do time luso.

No mesmo ano, foi contratado pelo Chelsea. Mas a passagem pelo clube inglês não durou muito e Scolari foi demitido depois de uma temporada no cargo. Dois anos mais tarde, foi anunciado o seu retorno ao Palmeiras. O segundo trabalho no clube teve muitos altos e baixos. Foi campeão da Copa do Brasil de 2012, mas acabou saindo antes do time ser rebaixado pela segunda vez.

No final de 2012, Felipão voltou ao comando do Brasil para trabalhar na Copa do Mundo de 2014. O resultado todos conhecem. O maior vexame da história do futebol foi protagonizado no Mineirão, em Belo Horizonte. O massacre da Alemanha por 7 a 1 marcou a trajetória do experiente treinador. Logo depois, foi contratado pelo Grêmio, mas não teve grandes sucessos. Em 2015, foi trabalhar na China, no Guangzhou Evergrande. Três anos depois, retornou pela terceira vez ao Palmeiras, sendo Campeão Brasileiro do mesmo ano.

Já em 2019, a má fase do time alviverde fez com que o técnico fosse demitido do cargo. No ano de 2020, Felipão foi contratado pelo Cruzeiro na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, o clube mineiro não conquistou o acesso e as rusgas com a diretoria fizeram com que o treinador não continuasse no cargo.

Depois de quase seis meses sem comandar nenhuma equipe, em julho de 2021, o treinador assinou contrato com o Grêmio pela quarta fez, onde segue até hoje.

A vida pessoal de Felipão é bem tranquila. Casado com Olga Scolari, o treinador tem dois filhos. Fabrício e Leonardo completam a família do técnico.


Artigos relacionados a Felipão

Felipão não gostou nada da derrota do Atlético-MG - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Além do técnico do Galo, Victor Bagy e André Lamounier também sofreram punições; Felipão ficará de fora dos jogos contra Vasco e Santos, se não conseguir efeito suspensivo - GettyImages
Felipão brincou com os jornalistas e festejou os três pontos conquistados - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Felipão não conseguiu seguir vivo na Libertadores - GettyImages
Felipão conquistou vitória importante para o Atlético-MG diante do São Paulo - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Felipão não gostou nada das perguntas feitas pelos jornalistas - GettyImages
Felipão desabafou sobre o momento do Atlético-MG - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Atlético-MG: após derrota, Felipão dispara críticas ao VAR - Pedro Souza/ Atlético-MG/ Flickr
Felipão não vem gostando do rendimento do Galo - Pedro Souza / Atlético / Flickr
Athletico-PR x Palmeiras agita rodada do Brasileirão - GettyImages
Santos somou três pontos na rodada - Transmissão SporTV - 27/09/22
Athletico-PR está na final da Libertadores - GettyImages
Palmeiras x Athletico-PR agita a semifinal da Libertadores - GettyImages
Athletico-PR criticou a postura de Roberto Tobar - GettyImages
Athletico-PR x Palmeiras agita a semifinal da Libertadores - GettyImages
Athletico-PR está classificado na Libertadores - GettyImages
Athletico-PR vai em busca de treinador ex-Seleção Brasileira - GettyImages
Cristiano Ronaldo e Felipão trabalharam juntos na seleção de Portugal e criaram grande relação - GettyImages
Felipão na época em que era treinador do Palmeiras - GettyImages
Felipão completa 73 anos de idade - Getty Images