Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Pep Guardiola (Treinador de Futebol)

Pep Guardiola
Pep Guardiola - Getty Images
Nome CompletoJosep Guardiola i Sala
Como/pelo que é mais conhecidoTreinador de Futebol
Data Nascimento18/01/1971
53 anos, 2 meses
Local NascimentoSantpedor, Espanha
Twitter Oficial Pep Guardiola
Wikipedia Pep Guardiola

Pep Guardiola nasceu no dia 18 de janeiro de 1971 em Santpedor, região catalã da Espanha. Começou a carreira como jogador de futebol no Barcelona aos 13 anos, em 1983. Fez a estreia na equipe principal em 1990. Na temporada seguinte já era titular e foi campeão da Champions League, Campeonato Espanhol, Supercopa da UEFA e Supercopa da Espanha. Foram 16 títulos como jogador do time catalão.

Após lesões e baixo rendimento, assinou com o Brescia em 2001 e em 2002 jogou pela Roma. Foi pego no doping pelo uso da substância ilegal em diversos esportes, a Nandrolona, e cumpriu quatro meses de suspensão.

Em 2003 recebeu respostas de grandes clubes, como o Manchester United, mas foi contratado pelo Al-Ahli, do Catar. Seu último clube como jogador de futebol profissional foi o Dorados de Sinaloa, do México. Foi para o time mexicano em 2005 e jogou por seis meses até se aposentar.

Jogou pela Seleção Espanhola entre 1992 e 2001, e foi capitão da equipe que venceu a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 1992. Jogou também sete partidas amistosas pela Seleção Catalã entre 1995 e 2005.

Em junho de 2007 iniciou sua carreira como treinador pelo Barcelona B. No ano seguinte foi nomeado para ser o novo técnico do time principal do clube catalão. A jornada de Guardiola pelo Barcelona foi recheada de conquistas. Em sua primeira temporada no comando do time, venceu a Champions League, o Mundial de Clubes, Supercopa da UEFA, Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha, e se tornou o maior treinador estreante de todos os tempos.

Ao todo foram 14 títulos nos quatro anos sendo o técnico do Barcelona. Guardiola é o responsável por ascender as carreiras de Lionel Messi, Sergio Busquets, Dani Alves, Pedro Rodríguez, Samuel Eto'o e Thiago Alcântara. No final de 2012 anunciou sua saída do clube para descansar por um ano.

Em janeiro de 2013, foi anunciado como treinador do Bayern de Munique. E a história não foi diferente, pois Guardiola também colecionou títulos pela equipe alemã. Nos três anos comandando os Bávaros, foi campeão sete vezes. O clube divulgou, em dezembro de 2015, que o técnico não iria renovar o contrato, ou seja, sairia no fim da temporada 2015-16.

No começo de 2016, em janeiro, foi contratado pelo terceiro clube de sua carreira como técnico: o Manchester City. A trajetória de Guardiola na equipe inglesa também foi bastante vitoriosa. Inicialmente não conquistou nenhum título, mas na temporada seguinte, devido à contratações como Gabriel Jesus, Bernardo Silva e Ederson, foi campeão da Copa da Liga Inglesa, Campeonato Inglês e Supercopa da Inglaterra. No total, são sete títulos pelos Citizens

Foi considerado pela France Football o quinto melhor técnico da história. Pep Guardiola é casado com Cristina Serra desde 2014 e o casal tem três filhos: Maria, Màrius e Valentina.


Artigos relacionados a Pep Guardiola

Lucas Paquetá e Pep Guardiola - GettyImages
Manchester City x Newcastle agita a segunda rodada da Premier League - GettyImages
Após conquistar Supercopa da Europa, técnico espanhol acumula mais títulos pelo Manchester City do que quando treinou o Barcelona; veja a lista completa - GettyImages
Burnley x Manchester City agita a rodada de estreia da Premier League - GettyImages
Manchester City é o campeão da FA Cup nesta temporada - GettyImages
Guardiola teria ligado para consultar situação de Neymar - GettyImages
Manchester City e Real Madrid decidiram a segunda vaga da final da Champions League - GettyImages
Manchester City está escalado para a semifinal da Champions League - GettyImages
Manchester City x Real Madrid agita o jogo de volta da semifinal - GettyImages
Manchester City x RB Leipzig agita as oitavas da Champions League - GettyImages
Guardiola adotou postura confiante para responder as críticas - GettyImages
RB Leipzig x Manchester City: saiba onde assistir e veja as escalações - Reprodução / One Football
Antes de Arsenal e Manchester City, Paulo Andrade fez sua projeção - Reprodução / Instagram
Haaland voltou a marcar após a pausa para a Copa do Mundo de 2022 - Getty Images
Guardiola se derreteu pelo talento de Messi - GettyImages
Manchester City fez o último jogo antes da pausa para a Copa do Mundo - GettyImages
Manchester City viu Haaland brilhar - GettyImages
Manchester City contou com Grealish no time titular - GettyImages
Manchester City está escalado - GettyImages
Manchester City atropelou na rodada deste fim de semana - GettyImages