Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / RESOLVIDO!

Fifa se decide sobre participação do Equador na Copa do Mundo

Em nota oficial, Fifa deu mais detalhes sobre a decisão diante da polêmica envolvendo o lateral Byron Castillo, que teria atuado de maneira irregular

Redação Publicado em 16/09/2022, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fifa decidiu manter os equatorianos na Copa - GettyImages
Fifa decidiu manter os equatorianos na Copa - GettyImages

Nesta sexta-feira, 16, a Fifa tomou mais uma decisão relacionada à polêmica envolvendo o Equador e a disputa da Copa do Mundo. Depois de novos episódios da novela com a divulgação de alguns áudios do lateral Byron Castillo, que é o centro de toda a situação, a entidade foi bastante pressionada pelo Chile para se posicionar.

De acordo com os chilenos, Byron Castillo, jogador de extremidade do Barcelona de Guayaquil, atuou de forma irregular em oito jogos da seleção equatoriana durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo. A princípio, os argumentos apresentados pela ANFP foram que o jogador nasceu na Colômbia e não poderia defender o Equador.

Mesmo depois de supostos áudios de Byron Castillo confirmando que nasceu na Colômbia, a Fifa divulgou nota oficial nesta sexta-feira, 16, e decidiu manter o Equador na Copa do Mundo. Ainda cabe recurso no Tribunal Arbitral do Esporte. No entanto, o julgamento não deve ser realizado antes do início da competição. Ou seja, tudo se mantém como está.

“O Comitê de Apelação da FIFA decidiu sobre os recursos interpostos pela Federação Chilena de Futebol (FFCH) e pela Federação Peruana de Futebol (FPF) contra a decisão adotada pelo Comitê Disciplinar da FIFA sobre a possível violação de Byron David Castillo Segura dos critérios de convocação para participar com a seleção da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) em oito partidas das Eliminatórias, correspondentes à fase preliminar da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™.

Equador comemorando em partida da Fifa
Fifa alegrou o Equador com a manutenção da vaga (Crédito: GettyImages)

“Após análise da documentação recebida das partes e realização da audiência correspondente, a Comissão de Apelação ratificou a decisão da Comissão Disciplinar de arquivar o inquérito do processo instaurado contra a FEF. Com base na documentação recebida, entre outras considerações, estimou-se que o jogador deve ser considerado portador de nacionalidade equatoriana permanente, de acordo com o art. 5, par. 1 do Regulamento de Aplicação dos Estatutos da FIFA.

Dependendo do posicionamento da FIFA, a Seleção Equatoriana poderia perder os pontos que conquistou em todas as partidas que Byron atuou dando, automaticamente, três pontos para as seleções enfrentadas. Com isso, os chilenos subiriam na tabela e chegariam à pontuação necessária para se classificar para a Copa. Porém, isso não deve acontecer.