Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / TAPETÃO?

Chile entra com ação e pode tomar vaga do Equador na Copa do Mundo

Chile faz denúncia contra lateral-direito do Equador e pode assumir vaga na Copa do Mundo do Catar; jogador teria mentido idade e país de origem

Redação Publicado em 05/05/2022, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chile entra com ação e pode tomar vaga do Equador na Copa do Mundo - Getty Images
Chile entra com ação e pode tomar vaga do Equador na Copa do Mundo - Getty Images

Na última quarta-feira, 4, a Federação de Futebol do Chile (ANFP) enviou uma denúncia contra a seleção equatoriana, alegando que o lateral-direito, Byron Castillo, teria utilizado certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade. O Chilequer que o Equador perca os pontos dos jogos em que Castillo esteve em campo e quer que os adversários ganhem os três pontos das partidas, o que colocaria os chilenos na Copa do Mundo.

“Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas”, afirmou a ANFP.

CANAL - SPORTBUZZ: 

A federação chilena ainda sustenta que a federação equatoriana tinha ciência sobre a situação de Castillo depois de observar possíveis irregularidades existentes em registros de jogadores do Equador.

Inclusive, em março de 2020, o vice-presidente da federação equatoriana, Carlos Manzur já havia avisado que poderia existir algum tipo de problema com a documentação do jogador. Porém, um mês depois, a justiça do país emitiu um documento comprovando as informações de sua identidade.

Chile denuncia possível irregularidade de Castillo
Chile denuncia possível irregularidade de Byron Castillo - Getty Images

O Chile terminou as Eliminatórias Sul-Americanas na sétima posição, com 19 pontos, e o Equador ficou em quarto, com 26. Com a retirada dos pontos, os equatorianos despencariam na tabela e os chilenos, com os três pontos que receberiam pelo confronto direto, assumiriam a quarta posição, já que Castillo não enfrentou Peru nem Colômbia, que acabaram em quinto e sexto lugares, e não ganhariam pontos.