Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Copa do Mundo / ESPECIAL - COPA DO MUNDO

Breel Embolo: o artilheiro da Suíça nascido em Camarões

Com grande história desde a infância e polêmicas na carreira, Breel Embolo teve que passar por três países até se tornar o craque da seleção e virar a maior esperança de gols

Gabriela Santos Publicado em 26/08/2022, às 13h00 - Atualizado em 24/11/2022, às 08h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Breel Embolo: o artilheiro da Suíça nascido em Camarões - Arte/ SportBuzz
Breel Embolo: o artilheiro da Suíça nascido em Camarões - Arte/ SportBuzz

No dia 14 de fevereiro de 1997, na cidade de Yaoundé, capital de Camarões, nascia Breel Embolo, a estrela do ataque da seleção suíça. Com apenas cinco anos de idade, o pequeno, que em algum tempo depois se tonaria jogador de futebol profissional, mudou para a Europa com a mãe; Germaine decidiu mudar de país com os filhos por não acreditar que a família tinha perspectivas na África.

Mas poucos poderiam imaginar que o destino seria tão surpreendente com a carreira de Embolo. Em sua estreia nesta quinta-feira, 24, na Copa do Mundo do Catar, justamente contra Camarões, ele fez o seu gol no mundial contra o seu país de origem. O atleta ficou emocionado, não comemorou a bola na rede e chamou atenção de todos. O camisa 7 ainda foi o responsável pelo primeiro gol suíço no torneio. 

Quer saber mais sobre Embolo e quem é o atacante? O SportBuzz conta a história de Breel Embolo, jovem atacante da Suíça, para você. Hoje com 25 anos, o camaronês naturalizado suíço disputará o segundo mundial da carreira e promete ser um dos artilheiros da seleção no torneio que começa em novembro. 

Breel se tornou elegível para defender a seleção camaronesa, mas optou por vestir a camisa da Suíça, onde iniciou sua trajetória já nas categorias de base. Após mais de uma década morando em territórios suíços, Embolo conquistou sua nacionalidade apenas em dezembro de 2014 – ano em que fez sua estreia como profissional.

O atacante defendeu o Nordstern e o Old Boys em sua juventude antes de acertar a transferência para o tradicional Basel, ainda em 2010, para atuar nas categorias de base. Seu primeiro jogo no time principal aconteceu pela ida das oitavas de final da Europa League 2013/14, contra o Red Bull Salzburg. Em 2015, fez sua estreia pela Suíça. 

Embolo é a esperança na artilharia da seleção suíça
Embolo é a esperança na artilharia da seleção suíça (Crédito: GettyImages)


Então com 17 anos, Embolo anotou o primeiro gol da carreira no segundo confronto com a camisa do Basel, desta vez válido pelo Campeonato Suíço, na goelada por 5 a 0 contra o Aarau. Na ocasião, demorou apenas dois minutos em campo para o jovem atacante balançar as redes por sua equipe. 

Apesar de suas polêmicas extracampo, Embolo tem o carinho dos torcedores suíços. Cantada ao som de The Lion Sleeps Tonight, de The Tokens, Breel tem a própria música entoada nas arquibancadas: “Oh Embolo, oh Embolo”. Desde a Eurocopa de 2016, o cântico é escutado das arquibancadas em todas os compromissos da seleção. Naquela Euro, foi o jogador mais jovem da seleção suíça e chegou a receber elogios do francês Paul Pogba após o empate entre os países.

Curiosamente, durante seus anos de formação, Breel Embolo fez um estágio em uma associação de futebol da Suíça e ajudava a aplicar multas aos jogadores. Em entrevista ao site SonntagsBlick, em 2015, o atacante revelou: “Designei árbitros [para partidas] ou enviei multas. A princípio pensei: ‘não pode ser que eu tenha que suspender um jogador de futebol por cinco semanas’. Foi assim que aprendi a pensar duas vezes hoje sobre o que digo ao árbitro”.

No meio de 2014, Breel foi contratado pelo clube alemão Schalke 04, mas sua passagem foi marcada por sérias lesões na fíbula e no tornozelo, edema ósseo e uma fratura, em sequência, que o tiraram dos gramados por 604 dias. Após a recuperação, se transferiu para o Borussia Mönchengladbach em 2019.

Como jogador de Mönchengladbach, Embolo se envolveu em uma polêmica durante a pandemia de coronavírus. Em janeiro de 2021, foi flagrado em uma festa ilegal com outras 22 pessoas que não usavam máscaras – obrigação na Alemanha e no mundo na época. Para não ser pego pela polícia, ele teria fugido do local e se escondido numa banheira. Apesar de negar sua presença na festa ilegal ao alegar que estava em um pub com um amigo, o atacante foi multado em 200 mil euros e chegou a ser suspenso por um jogo.

Dois anos antes, em 2019, ele chegou a ser pego dirigindo com um celular e perdeu a carteira de motorista. Suas polêmicas extracampo não foram as primeiras na carreira, já que quase foi expulso da base do Nordstern por ter abaixado as calças durante um treinamento. A atitude não foi bem-vista pelo então técnico Karl Müller, que o encaminhou para o Old Boys. 

Do outro lado de Breel Embolo, há um jogador que se importa com causas sociais. Aos 18 anos, criou a Fundação Embolo, que apoia crianças refugiadas na Suíça, além de dar suporte a crianças de Camarões Peru. Seu estilo de jogo apresentado na Alemanha, sob o comando de Marco Rose, chamou a atenção do Monaco, da França, para a temporada de 2022.