Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ÁUDIO VAZADO!

Byron Castillo teria admitido ser colombiano em áudio, segundo jornal

Byron Castillo jogou pela Seleção do Equador nas últimas eliminatórias e teve um áudio publicado pelo "Daily Mail" em que teria afirmado ser colombiano; veja detalhes

Redação Publicado em 12/09/2022, às 19h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Byron Castillo seria supostamente colombiano - Getty Images
Byron Castillo seria supostamente colombiano - Getty Images

O jornal inglês, "Daily Mail" publicou um áudio no qual o lateral Byron Castillo confirma o fato de ser colombiano e ser três anos mais velho do que afirma em seu passaporte. O caso é investigado pela FIFA e pode desclassificar o Equador da Copa do Mundo, e beneficiar o Chile, já que o jogador foi escalado nos dois confrontos entre os países.

Após derrota chilena em primeira instância, eles recorreram e no próximo dia 15 terá um julgamento com a presença do jogador. Ele foi escalado em oito jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano e apesar de o Chile ter ficado em 7º seria o único beneficiado em uma possível condenação e desclassificação equatoriana do campeonato.

Segundo o jornal britânico, o áudio em questão é referente a uma entrevista durante uma investigação feita pela Federação Equatoriana de Futebol, em 2018, que teria sido acobertada pela própria federação. Desde as categorias de base o atleta leva as suspeitas e já deixou de ser convocado ao Mundial sub-20, em 2017, por inconsistência em seus documentos. 

O advogado que representa o Chile comentou sobre o áudio: "A gravação valida tudo o que dissemos desde o início deste caso. Claramente, isso agora precisa ser apresentado como evidência ao Comitê de Apelação da FIFA antes da audiência de quinta-feira", afirmou o brasileiro Eduardo Carlezzo, representante da acusação no caso.

Byron Castillo teve áudio vazado
Byron Castillo jogou oito jogos da última eliminatória/ Créditos: Getty Images

Apesar de Castillo falar no áudio que teria somente uma irmã, uma das justificativas apresentadas pelo Equador seria que os documentos de naturalidade colombiana seriam de um irmão do jogador. A Federação local e a FIFA não quiseram comentar a notícia inglesa, porém o advogado da entidade equatoriana falou que não existia qualquer possibilidade de punição por não haver irregularidades ligadas ao lateral.

Leia abaixo o conteúdo do áudio publicado pelo "Daily Mail":

Investigador: Você, exatamente, quando nasceu?

Byron Castillo: Em 1995.

Investigador: E na identidade, qual é o ano?

Byron Castillo: 1998.

Investigador: Seus nomes verdadeiros, quais são?

Byron Castillo: Byron Javier.

Investigador: Byron Javier?

Byron Castillo: Castillo Segura.

Investigador: Castillo Segura. Ok. Quantos irmãos são?

Byron Castillo: Dois.

Investigador: Você e?

Byron Castillo: Uma irmã.

Investigador: Ninguém mais?

ByronCastillo: Ninguém.