Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ACESSO NEGADO!

FIFA nega vaga ao Chile, e Equador se mantém na Copa do Mundo

Chile havia pedido à FIFA para investigar jogador da seleção do Equador em suposta irregularidade; time andino não se classificou nas Eliminatórias

Redação Publicado em 10/06/2022, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
FIFA: Seleção do Equador - Getty Images
FIFA: Seleção do Equador - Getty Images

A FIFAnão aceitou a denúncia do Chile e a Seleção do Equador irá disputar a Copa do Mundo de 2022 no Catar. O time chileno não conseguiu garantir sua vaga na competição: se classificou em 7º lugar na etapa das Eliminatórias. Em caso de punição ao país “hermano”, a passagem para o mundial poderia ter sido garantida à La Roja.

“Depois de analisar as alegações de todas as partes interessadas e considerar todos os elementos apresentados, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o processo instaurado contra a FEF”, afirmou o órgão. A equipe equatoriana, por outro lado, somou 26 pontos na 4ª posição e possui acesso garantido para enfrentar os demais países no torneio internacional.

CANAL - SPORTBUZZ:

A solução do problema foi consolidada após um mês de investigações. Apesar do veredito, ainda cabe recurso sobre a decisão no Comitê de Apelação da FIFA; a Federação Chilena de Futebol (ANFP) já confirmou que pretende recorrer. A equipe de redes sociais da Seleção equatoriana publicou um tuíte com um emoji sorrindo nesta sexta-feira, 10, em possível referência à decisão da instituição máxima do Futebol.

RELEMBRE O CASO

No dia 4 de maio, a ANFP enviou uma denúncia contra a seleção equatoriana, alegando que o lateral-direito, Byron Castillo, teria utilizado certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade. O Chile queria que o Equador perdesse os pontos dos jogos em que Castillo esteve em campo e queria que os adversários ganhassem os três pontos das partidas, o que colocaria os chilenos na Copa do Mundo.

FIFA: Seleção do Chile em jogo amistoso
FIFA: Seleção do Chile em jogo amistoso (Créditos: Getty Images)

“Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas”, afirmou a ANFP, na ocasião.