Sportbuzz
Testeira
Vôlei / COMPLICADO

Tifanny se pronuncia após crítica de Tandara sobre mulheres trans no vôlei: "Acho que errou nas palavras"

Tandara reafirmou seu posicionamento contra a presença de mulheres trans, como Tifanny, no vôlei

Redação Publicado em 16/10/2021, às 16h30

Tifanny fala sobre posicionamento de Tandara - Reprodução/Instagram
Tifanny fala sobre posicionamento de Tandara - Reprodução/Instagram

Depois que Tandara reforçou seu posicionamento contrário a presença de mulheres trans no vôlei, Tifanny comentou sobre o assunto, dizendo não guardar mágoa da atleta. Depois da vitória do Osasco sobre o Barueri, a jogadora afirmou que a campeã olímpica errou nas palavras.

"Ela (Tandara) me ligou depois novamente e eu falei para ela: "Amiga, fica tranquila". Eu sou uma pessoa muito evoluída de coração. Eu acho que estou aqui hoje pois eu tenho esse coração imenso e eu sei entender as pessoas. Eu acho que ela errou nas palavras, mas as pessoas pegaram somente essa parte. Não pegaram a parte que ela fez de tudo para que eu fosse contratada, não pegaram a parte que ela ligou para mim. É igual aquela tia que não aceita o seu casamento, mas que dentro de casa ela te respeita. E eu quero essa pessoa que respeita do meu lado. Se ela fosse tão contra, acho que não me aceitaria no time dela. Tand, estou torcendo por você, espero que você volte logo e vamos juntas ganhar essa Superliga", contou Tifanny após a partida.

Nesta semana, Tandara voltou a se posicionar contra a presença de mulheres trans no vôlei feminino. Em entrevista ao "Oz Pod", a jogadora reforçou a crítica feita ainda em 2018, de não achar justa a participação de mulheres trans no esporte.

Apesar disso, ela ressaltou que respeita a decisão da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) de ter liberado essa participação. A jogadora também destacou o respeito que tem por Tifanny, primeira e única mulher trans no vôlei profissional brasileiro.

"Primeiramente, eu vou deixar bem claro que eu respeito a Tifanny, nós nos comunicamos, nós nos falamos sempre, eu tenho um respeito muito grande por ela, sabe? Eu sei das lutas dela como ser humano, enfim. Eu acredito muito que cada um tem que ocupar o seu espaço, mesmo, e tem que brigar por isso. Em 2018, eu dei uma entrevista, inclusive eu estava aqui em Osasco, quando eu disse que não concordava. E realmente essa minha opinião não muda, porque eu acredito de verdade que não seja justo", apontou Tandara.

A oposta ainda está cumprindo suspensão provisória por ter testado positivo para a substância proibida ostarina, em exame antidoping realizado no dia 7 de julho. Ela foi comunicada do resultado ainda nas Olimpíadas, e não disputou os últimos jogos pelo Brasil.

Quando retornar às quadras, a campeã olímpica vai jogar ao lado de Tifanny no Osasco.

"É bem complicado principalmente falar disso, porque quando eu dei essa entrevista as pessoas levaram para um outro lado, falando que eu era transfóbica. Eu respeito, né? Então, assim, eu não concordo, porém, eu faço parte de um grupo em que tem a CBV como representante do voleibol e se eles, que são os órgãos importantes, eles autorizaram, eu tenho que respeitar essa opinião. Mesmo que eu não aceite, mesmo que eu não concorde, eu tenho que respeitar. E por isso eu respeito ela como ser humano e hoje, dando tudo certo, eu não vejo a hora da gente jogar junto. E é uma experiência que eu vou ter com ela, eu não tive isso antes. Nós nunca jogamos juntas. Jogamos contra só", disse antes de completar.

"Querendo ou não, a vinda dela para Osasco teve muito a minha influência. O Luizomar (Moura, técnico) entrou em contato comigo, pediu: 'Liga pra ela'. Como eu tinha dado essa entrevista lá atrás, é uma coisa que ficou meio ali... Como eu já fazia parte do time, ele me ligou para que a gente conversasse. Eu fui uma das principais pessoas a ligar para ela e falar: 'Vem jogar comigo. Vamos jogar junto. Vai ser bacana. Vamos ter essa experiência'. Tanto que ela até brinca: 'Tem a pitbull, e eu sou a Rottweiler'", concluiu.


 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!