Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / LUTO

Morre Helcio Nunan Macedo, ex-treinador e jogador da seleção brasileira

Multiesportista tem passagens pela presidência da Federação Mineira de Vôlei e CBV, deixa o vôlei de luto aos 94 anos de idade

Redação Publicado em 17/01/2024, às 12h04 - Atualizado às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Helcio Nunan Macedo - Fernando Robert/ CBV/ Divulgação
Helcio Nunan Macedo - Fernando Robert/ CBV/ Divulgação

Nesta quarta-feira, 17, morreu aos 94 anos de idade, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Helcio Nunan Macedo, ex-jogador e treinador da seleção brasileira de vôlei. O ex-profissional também exerceu o cargo de presidente da Federação Mineira de Vôlei. Até o ano de 2019, trabalhou na CBV como supervisor técnico das seleções de base do Brasil.

Grande referência no esporte do estado, Helcio ganhou destaque em diversas modalidades. Começou sua carreira em 1937 como nadador para o Atlético Mineiro. Depois, entrou para o Minas Tênis Clube como ginasta. Além disso, foi jogador de basquete, futebol de campo e de salão, defendendo o Paysandu, Olympico Club e Mackenzie. No salão, atuou como jogador e treinador, chegando até a seleção mineira adulta e juvenil. Nos anos 40, se destacou no vôlei. Mais tarde, começou a comandar as equipes, disputando o Campeonato Sul-Americano pelo Brasil em 1951.

Então, de auxiliar técnico na seleção, foi treinador da equipe principal entre 1965 e 1967. Na década de 70, começou a exercer funções diretivas. Foi presidente da FMV, chefe das delegações brasileiras em Campeonatos Mundiais de vôlei, atuando principalmente nas categorias de base da Confederação Brasileira de Vôlei. Em 2018, Bernardinho, atual treinador da seleção masculina, se encontrou com Helcio, na Arena do Minas. Depois de rever o dirigente, o multicampeão afirmou: “Sem ele, nada disso teria acontecido”.