Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / EITA!

COB ‘bate o martelo’ e suspende Wallace após post polêmico sobre Lula

Wallace foi suspenso pelo COB após publicação de cunho violento sobre Lula, o atual presidente da República; confira a declaração do órgão olímpico

Redação Publicado em 03/02/2023, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wallace é suspenso pelo COB após polêmica - Getty Images
Wallace é suspenso pelo COB após polêmica - Getty Images

O Conselho de Ética do COB decidiu suspender Wallace após o post envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva, que incentivava a violência contra o presidente da República. O parecer foi dado por Ney Bello, relator do caso, que indicou o afastamento do atleta até a resolução do caso e análise completa do processo. A informação foi confirmada pelo portal “GE”.

“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças - ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem - foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito”, afirmava o parecer.

“Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública nesse feito. Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União nos termos solicitados. Demais disso, é importante analisar o ato - confessadamente praticado - para fins de aplicação de medida emergencial”. A argumentação foi finalizada com a decisão do órgão:

“Por tal razão, deve o atleta Wallace Leandro de Souza ser cautelarmente suspenso de todas as atividades esportivas do sistema COB - consequentemente de suas afiliadas”. Vale destacar que, além do Comitê Olímpico do Brasil, o clube Sada Cruzeiro, onde o jogador vinha atuando, também o afastou até a resolução completa do caso.

Wallace, jogador de vôlei
Wallace, jogador de vôlei (Créditos: Getty Images)

ENTENDA A POLÊMICA

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) divulgou o seu posicionamento sobre Wallace e a publicação do jogador referente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na função “story” do Instagram, o atleta olímpico havia questionado, em enquete, se alguém daria um tiro no atual chefe do Poder Executivo. O post foi uma resposta à pergunta de um seguidor, que indagou se o próprio esportista atiraria no dirigente com a sua arma.

Wallace havia apagado o story antes de sua expiração, mas o mesmo ainda circula pelas redes sociais. “A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”, destacou o órgão, via equipe de comunicação.