Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / AFASTADO

COB adota punição ainda mais incisiva para Wallace e CBV

Jogador de vôlei pelo Cruzeiro, Wallace entrou na mira do Conselho de Ética do COB, que decidiu adotar medidas ainda mais firmes para penalizar o atleta e a CBV; relembre o caso

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 02/05/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wallace, jogador de vôlei - Getty Images
Wallace, jogador de vôlei - Getty Images

Wallace, jogador de vôlei que já defendeu a Seleção, teve um novo conflito envolvendo o COB e a CBV. O atleta teve o seu tempo de suspensão aumentado de 90 dias para cinco anos, em razão da polêmica gerada nas redes sociais que incentivava atos violentos ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro, além de penalizar Wallace, também optou por suspender o repasse de verbas à Confederação Brasileira de Voleibol pelo intervalo de seis meses; o presidente da instituição, Radamés Lattari, também foi afastado de suas funções. O Cruzeiro, clube do atleta, havia conseguido uma liminar junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que ele entrasse em quadra pela Superliga.

NOTA OFICIAL DO CONSELHO DE ÉTICA DO COB

"Por este motivo, DECIDE o Conselho de Ética, por UNANIMIDADE:

a) agravar as suspensões punitivas de 90 dias para 5 (cinco) anos e de 1 (um) ano para 5 (cinco) anos aplicadas ao atleta Wallace Leandro de Souza, mantendo-o afastado por este período de todo e qualquer evento referente ao voleibol e que seja caracterizado como evento de Federação, ou Confederação ou Comitê Olímpico, e por via de consequência:

i) Oficiar ao senhor ministro da Justiça dando conta do presente procedimento, e perquiridor acerca da existência de inquérito policial, representação criminal ou ação penal acerca dos fatos aqui noticiados, tendo por inculpado o referido atleta.

b) Suspender por 6 (seis) meses a Confederação Brasileira de Voleibol do sistema COB, e por via de consequência:

i) Determinar ao Comitê Olímpico do Brasil que suspenda todo e qualquer repasse financeiro - de quaisquer fontes, origens ou rubricas - à Confederação Brasileira de Voleibol, inclusive referentes à lei Agnello/Piva e decorrentes de loterias e jogos de prognósticos.

Wallace defendendo o Cruzeiro
Wallace defendendo o Cruzeiro (Créditos: Agência i7 / Sada Cruzeiro)

RELEMBRE O CASO

O jogador de vôlei Wallace foi sincero em relação ao post envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva, o atual presidente da República, e a sua repercussão negativa. Após fazer enquete na função “Stories” do Instagram (que foi apagada) questionando quem daria um tiro no governante do PT, a publicação gerou revolta na web e posicionamentos oficiais da CBV e do Cruzeiro, clube pelo qual o atleta compete.

“Estou aqui pra falar sobre os stories de ontem, junto com a enquete, que acabou gerando uma repercussão social muito ruim. Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, principalmente ao nosso Presidente. Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo. Errei”, iniciou Wallace; confira mais informações.