Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MELHORAS, FERA!

Jogador da Premier League surpreende e se aposenta aos 24 anos

Na manhã desta segunda-feira, 10, Enock Mwepu confirmou a aposentadoria do futebol, explicou o motivo que o fez tomar a decisão e se despediu de todos

Redação Publicado em 10/10/2022, às 08h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Enock Mwepu não é mais jogador de futebol - GettyImages
Enock Mwepu não é mais jogador de futebol - GettyImages

Na manhã desta segunda-feira, 10, Enock Mwepu surpreendeu o mundo do futebol e confirmou a aposentadoria dos gramados aos 24 anos de idade. Por meio das redes sociais, o meio-campista do Brighton se despediu dos torcedores e companheiros e explicou os motivos que o fizeram tomar tal decisão de maneira precoce na carreira.

Também em comunicado oficial, o Brighton deu maiores detalhes sobre o caso e confirmou que Enock Mwepu tem uma doença cardíaca hereditária para tratar. Depois de se sentir mal durante uma viagem para Zâmbia, seu país natal, antes do início da temporada, o meio-campista realizou exames detalhados desde então e recebeu o diagnóstico.

Segundo o clube da Premier League, Enock Mwepu correria risco de vida se continuasse jogando futebol, já que a doença cardíaca do jogador pode ter complicações importantes durante a prática de esportes. Dessa forma, o jogador de 24 anos decidiu se aposentar e lamentou que a despedida tenha se dado por questões médicas.

"Um menino de um pequeno município da Zâmbia chamado Chambishi tem algumas novidades para compartilhar. Ele se manteve forte para seguir seu sonho de jogar futebol no mais alto nível e, pela graça de Deus, viveu seu sonho de chegar à Premier League. Alguns sonhos, no entanto, chegam ao fim, por isso é com tristeza que anuncio a necessidade de pendurar as chuteiras por causa dos conselhos médicos que recebi", escreveu Enock Mwepu nas redes sociais.

"Este não é, no entanto, o fim do meu envolvimento com o futebol. Eu pretendo ficar envolvido de alguma forma. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos que me apoiaram em minha jornada no futebol, incluindo minha esposa e família, meu agente 12MAN, a Federação da Zâmbia, todos os meus clubes anteriores, companheiros de equipe e treinadores e especialmente todos em Brighton & Hove Albion", completou o jogador.

Vale destacar que Enock Mwepu poderia sofrer um ataque cardíaco no futuro caso continuasse em atividade no futebol. No comunicado divulgado pelo Brighton, o médico Adam Brett explicou: "É um golpe terrível para Enock, mas ele tem que colocar sua saúde e sua família em primeiro lugar e esta é a escolha certa, por mais difícil que seja deixar o esporte que ele ama".

Enock Mwepu em ação pelo Brighton
Enock Mwepu decidiu se aposentar dos gramados (Crédito: GettyImages)

Enock Mwepu recebe apoio!

Sinto muito por Enock. Antes de chegar, olhei para todo o elenco, e ele era um jogador com quem eu estava muito empolgado e ansioso para trabalhar. Faremos tudo o que pudermos para ajudá-lo", disse o técnico do Brighton, Roberto De Zerbi, ao site oficial do clube.

"Estamos todos absolutamente devastados por Enock. Ele e sua família tiveram algumas semanas traumáticas e, embora estejamos agradecidos por ele ter passado por esse período, ele viu uma carreira tão promissora ser interrompida em uma idade tão jovem. Como clube, daremos a ele todo o amor, ajuda e apoio que pudermos para uma recuperação completa e, depois, quando ele decidir os próximos passos de sua vida", garantiu Tony Bloom, presidente do Brighton.