Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / QUE TEMPORADA!

Thiago Motta: conheça o técnico por trás do sucesso do Bologna

Bologna garantiu a classificação para a Champions League após 59 anos e contou com o trabalho essencial do ítalo-brasileiro; conheça a história do treinador

Thiago Motta: o “brasileiro” por trás do sucesso do Bologna - Getty Images
Thiago Motta: o “brasileiro” por trás do sucesso do Bologna - Getty Images

Após 59 anos longe da principal competição da Europa, o Bologna vai voltar a disputar a Champions League na próxima temporada. A grande conquista está atribuída a ótima campanha da equipe no Campeonato Brasileiro, que garantiu pelo menos a quinta colocação com 67 pontos. Por trás do sucesso da equipe está o ítalo-brasileiro Thiago Motta.

Apesar de ter defendido a seleção italiana e não ter jogado futebol profissionalmente no Brasil, Thiago Motta nasceu no país sul-americano. Paulista, natural de São Bernardo do Campo, o ex-jogador sempre teve um vínculo forte com a Itália, pois é bisneto de um imigrante europeu e sempre esteve ligado às raízes familiares.

No Brasil, o ainda jovem meio-campista atuou nas categorias de base do Juventus, clube tradicional da zona leste paulista, com forte ligação às raízes italianas. Porém, antes de estrear na equipe profissional, com apenas 17 anos, chegou ao Barcelona, após agradar os olheiros catalães no Torneio de Toulon, campeonato que disputou pela Seleção Brasileira sub-17.

Assim, o volante começou sua carreira no futebol europeu. Ainda muito jovem, com apenas 21 ano, teve uma breve passagem pela Seleção Brasileira, participando de duas partidas da Copa Ouro, contra Honduras e México. Porém, isso não o impediu de aceitar o convite da seleção italiana, em 2011, quando fez sua estreia pela Azzurra.

Thiago Motta comemorando gol do Barcelona junto com Ronaldinho Gaúcho (Crédito: Getty Images)
Thiago Motta comemorando gol do Barcelona junto com Ronaldinho Gaúcho (Crédito: Getty Images)

Na carreira como jogador, Motta defendeu Barcelona, Atlético de Madrid, Genoa, Inter de Milão e PSG. Como treinador, o ítalo-brasileiro teve duas oportunidades no futebol italiano, a mais recente no Spezia, sem muito brilho. Porém, nesta temporada, o comandante conduziu o Bologna a um retorno histórico a Champions League e é especulado para assumir a Juventus (de Turim, não o time da Mooca).