Felipão relembra derrota da seleção por 7 a 1 - GettyImages
COMPLICADO

Felipão revela problemas no ambiente da seleção e 2014 e relembra 7 a 1: "Como a gente perdeu daquela forma"

Felipão disse que o clima entre os jogadores, em 2002, era diferente do elenco de 2014

Redação Publicado em 29/05/2021, às 15h05

Em entrevista ao programa "Grande Círculo", do "SporTV", o técnico Felipão fez revelações sobre o relacionamento dos jogadores brasileiros na Copa do Mundo de 2014, e ainda lembrou da derrota por 7 a 1, jamais esquecida pelos torcedores.
 
Felipão contou que o ambiente entre os atletas era bastante diferente daquele da conquista do pentacampeonato em 2002 e fez críticas ao comportamento do time na histórica derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal. 
 
"Eu acho que nós colocamos responsabilidade demais a partir do momento em que ganhamos a Copa das Confederações. Nós todos achávamos que aquele caminho estava sendo bem trilhado, tínhamos todas as condições e que independentemente de uma ou outra coisa estaríamos disputando o título de qualquer forma. Para chegar à semifinal foi difícil, empatamos um jogo que tivemos que ganhar nos pênaltis (Chile). Mas a gente chegou à semifinal que se traduziu de forma que nem posso imaginar... Nem imagino até hoje como a gente perdeu daquela forma. Não tem cabimento nenhum, nem daqui 100 anos vamos ter um momento errado como nós nos portamos no jogo", iniciou.
 
"Em 2002, tínhamos um tipo de pensamento. Para 2014, tínhamos outras ideias e outros jogadores, embora tivéssemos bons jogadores. Tínhamos uma certa influência de situações que não conseguimos acabar na Seleção. Não foi por isso também (que perdeu). Tivemos erros medíocres no jogo da Alemanha e perdemos a semifinal. Poderíamos ter perdido de 1 a 0 e aí estaríamos quem sabe (dizendo) que foi tudo bem porque não teve a felicidade de uma ou duas jogadas. Aquele (jogo) foi terrível, jogamos muito mal", acrescentou Felipão.
 
Perguntado sobre a dificuldade de formar novamente a Família Scolari de 2002, o técnico admitiu que não foi possível.
 
"Não consegui. A culpa é dividida entre todos, mas eu era o responsável e não consegui", disse antes de completar.
 
"Dentro dos resultados, nós vínhamos conseguindo passar nos pênaltis... Chegamos a uma semifinal. O jogo que nos marca como derrotados é o jogo da semifinal. Não tivemos derrota nenhuma até o jogo da Alemanha. A gente ia manobrando, mas não tínhamos o mesmo ambiente (de 2002). Isso era público e notório", concluiu.
 
Sem entrar em detalhes, Felipão revelou ainda um momento de divisão entre os jogadores durante o Mundial disputado no Brasil.
 
"Em 2014, não conseguimos esse entrosamento (de 2002). Mesmo em 2014, quando teve uma situação crítica que fomos montar uma carta, um comunicado para a imprensa, houve discordâncias muito grandes entre jogadores no grupo. Não conseguimos aquela unidade de pensamento muitas vezes porque jogando aqui no Brasil tínhamos conhecimento e ouvíamos pessoas que não precisávamos ouvir. Lá fora não foi assim", lembrou.
 
O treinador exemplificou um dos "erros medíocres" do time contra Alemanha e admitiu uma falha tática na formação da equipe.
 
"Saímos com a bola, jogamos para o lado, voltou no pé de um jogador nosso, ninguém falou nada, roubaram a bola do nosso jogador que imaginávamos estaria de frente, sabia o que estava acontecendo. Roubaram a bola e fizeram o gol. Em dois minutos fizeram dois gols. Não tinha explicação para isso. Depois imaginamos uma equipe que estivesse mais ou menos espelhada na Alemanha e não aconteceu. Tivemos erros em bola parada que marcávamos individual por umas série de detalhes que tínhamos visto nos jogos da Alemanha. E também erramos. Foram erros nossos que permitiram que a Alemanha crescesse e dominasse o jogo", admitiu.

 
 
 
Felipão Seleção Brasileira Felipão Copa do Mundo de 2014

Leia também

Louro Mané brinca com Leila sobre parentesco com mascote do Palmeiras: “Estou mais para gavião”


Belle Silva é entrevistada em nova série da Netflix


50 anos do ‘Esporte Espetacular’: série estreia neste domingo


Invictus: a história real que inspirou o filme


Série sobre meme do Flamengo mostra bastidores do clube: “Vão..."


Star+ terá nova função na transmissão da Premier League; confira