Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Esporte na TV / FATOS REAIS

Invictus: a história real que inspirou o filme

Baseado em fatos reais, a produção Invictus conta a história de um jogador que marcou a seleção sul-africana de rugby em 1995

Redação Publicado em 14/11/2023, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Invictus: a história real que inspirou o filme - Reprodução
Invictus: a história real que inspirou o filme - Reprodução

O filme Invictus será transmitido pela “Sessão da Tarde”, da TV Globo, nesta terça-feira, 14, às 15h45 (horário de Brasília). O longa, baseado em uma história real, conta a trajetória de Chester Williams, único jogador negro e capitão da seleção da África do Sul de rugby, e a sua relação com Nelson Mandela.

Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, o filme lançado em 2009 retrata o período da Copa do Mundo de Rugby de 1995, na África do Sul, e como o esporte foi ferramenta fundamental para Mandela amenizar a divisão que existia no país na época.

Segundo o François Pienaar, a produção abordou com fidelidade os acontecimentos da época, sobretudo o cenário político enfrentado por Mandela no início de seu mandato. A África do Sul havia recém-saído do Apartheid, regime abolido em 1991.

No filme, Chester Williams é representado por McNiel Hendriks, e Mandela foi interpretado por Morgan Freeman.

A história de Chester Williams

O histórico jogador sul-africano cresceu em um país dividido pelo Apartheid, regime de segregação racial que tinha como principal premissa a supremacia da minoria branca sobre a população negra.

Importante figura política contra o apartheid, Nelson Mandela era taxado como “homem mau” e “terrorista” pelos afrikaners, população branca de origem holandesa. O rugby era considerado um símbolo do domínio racista, como um esporte separatista, especialmente jogado pela comunidade branca.

Após sua posse presidencial, Mandela enxergou no esporte a chance de abrandar as divisões raciais existentes no país. Neste cenário, Williams foi escolhido para ocupar o posto de capitão da seleção Sul-Africana, os Springboks, durante a Copa do Mundo de 1995, sediada no país.

Segundo o ex-jogador, o convite de Mandela para um chá o fez se sentir seguro na presença de uma pessoa que via o rugby como um caminho para derrubar as barreiras do passado.

A princípio, o público duvidou da capacidade de Chester Williams, categorizando a presença do único jogador negro como uma manobra política vazia. No entanto, Williams foi importante na conquista do título mundial de 1995.

A relação de Williams e Mandela seguiu mesmo após o fim da Copa do Mundo. Ambos mantiveram o contato até a morte do líder político.

O filme Invictus também está disponível na HBO Max, plataforma de streaming.