Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Esporte na TV / NOVIDADE!

Série sobre meme do Flamengo mostra bastidores do clube: “Vão..."

”Por que Waldemar?” estreia no próximo sábado e mostra os detalhes da gestão de gigantes do futebol brasileiro

Redação Publicado em 06/10/2023, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O conteúdo, dividido em três episódios, retrata toda a evolução do Flamengo em estrutura e gestão - Reprodução
O conteúdo, dividido em três episódios, retrata toda a evolução do Flamengo em estrutura e gestão - Reprodução

A série documental “Por que Waldemar? Eis a Questão no Futebol Brasileiro” é a mais nova produção original da ESPN e Star+. O conteúdo, dividido em três episódios, retrata toda a evolução do Flamengo em estrutura e gestão desde o episódio tragicômico do anúncio de Waldemar Lemos como treinador.

O documentário conta com depoimentos de três ex-presidentes do clube rubro-negro, além de cartolas de equipes da elite do futebol nacional e personalidades relevantes. Meme que é constantemente reutilizado pelas comunidades de futebol no mundo digital, o anúncio de Waldemar Lemos como treinador do Flamengo completa 20 anos no dia 14 de outubro, data de lançamento do documentário.

A série aprofunda o debate sobre as mudanças no clube rubro-negro e no futebol nacional de 2003 até os dias atuais e explora como este acontecimento foi um ponto de virada na gestão do futebol brasileiro, representando uma ruptura com o passado de amadorismo.

Quem assitir ao documentário, vai se surpreender com bastidores do anúncio do Waldemar Lemos como técnico do Flamengo, entender a sucessão de acontecimentos que resultaram naquela cena que virou um meme que é usado até hoje. Também vai mergulhar em uma grande reflexão sobre a gestão do futebol brasileiro".

"Nós voltamos à década de 90, lembramos o fortalecimento do marketing esportivo, a influência da torcida dentro dos clubes, a chegada de empresas estrangeiras investindo nos clubes (e a saída delas), além de relembrar como era o Flamengo e outros grandes clubes que na época estavam afundando num caos financeiro e administrativo, resumido na frase de Vampeta ‘Eles fingem que pagam, a gente finge que joga’”, comentou Mendel Bydlowski, diretor da produção.

As pessoas irão ver quem realmente é o ‘Senhor Waldemar’, e entender os motivos que levaram o Flamengo a anunciá-lo como técnico no lugar do irmão, Oswaldo de Oliveira. Além disso, o documentário mostra a verdadeira história por trás dos protestos imediatos dos torcedores na Gávea e como o anúncio virou meme anos depois”, declarou Wagner Patti, também diretor da série.

O conteúdo retrata três questionamentos importantes para entender o episódio que virou meme e o cenário da modalidade no Brasil: quem é Waldemar; como o clube de maior torcida chegou ao ponto de anunciar um treinador que ninguém tinha ouvido falar; e como foi a evolução da gestão dos clubes no Brasil, incluindo o modelo de SAFs, que chegou ao país em anos recentes e já foi implementado por gigantes da divisão de elite, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco.

Figura carimbada das transmissões de futebol da ESPN, Cícero Mello será um dos principais entrevistados do documentário. O repórter, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, vivenciou este e outros momentos icônicos do esporte carioca em primeira mão, além de ter acompanhado de perto toda evolução da modalidade no Rio de Janeiro, a cidade mais famosa do Brasil, mostrando aspectos de gestão e organização dos clubes.

Foi hilário presenciar aquele momento. Porque na verdade o Oswaldo de Oliveira era treinador do Flamengo e um dos grandes treinadores da época. O Waldemar é irmão dele e ninguém o conhecia muito, era apenas um auxiliar técnico. A torcida do Flamengo esperava um grande nome pra substituir o Oswaldo e se falava muito do Geninho pro cargo, ou qualquer treinador que fosse top de linha. Todos estavam preparados para ouvir um grande nome, mas quando foi anunciado o 'Senhor Waldemar' ficou um silêncio, porque ninguém conseguia ligar os pontos para entender quem era. Foi aí que a torcida começou a xingar e eu fiz a pergunta de reflexo: ‘Por que Waldemar?’. Talvez a pergunta mais curta que eu fiz na vida e a que mais causou repercussão”, comenta Cícero Mello.

A produção também contará com nomes reconhecidos nacionalmente e personalidades ligadas à equipe rubro-negra: Waldemar Lemos (treinador), Antônio Tabet (roteirista e humorista), Vampeta (ex-jogador), Edilson “Capetinha” (ex-jogador), Renê Simões (ex-treinador e dirigente), Sandra de Sá (cantora e compositora), Nunes (ídolo do Flamengo) e os ex-presidentes do clube Eduardo Bandeira de Mello, Hélio Ferraz e Edmundo Santos Silva.

A série “Por que Waldemar? Eis a Questão do Futebol Brasileiro” foi escrita e dirigida por Wagner Patti e Mendel Bydlowski. O primeiro episódio do conteúdo exclusivo irá ao ar na televisão no próximo sábado, 14, na ESPN, e também ficará disponível On Demand no streaming do Star+.

As plataformas Disney vão disponibilizar um episódio por semana, nos dias 14, 21 e 28 de outubro. A produção é mais um investimento da ESPN, que em 2023 lançou os títulos originais: “Zico em Família”, “Mulheres do Microfone”, Sonho de Menino, com Fernando Diniz” e “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino”, todos com a temática esportiva e feitos pela equipe brasileira do grupo Disney.