Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / MUNDIAL DE VÔLEI

Brasil vence o Catar e garante a liderança do grupo no Mundial

Brasil sofreu um pouco com os erros que foram aproveitados pelo adversário em quadra, mas conseguiu se recuperar para levar a vitória e o primeiro lugar

Redação Publicado em 30/08/2022, às 08h25 - Atualizado às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Brasil comemorando em quadra - Wander Roberto/Inovafoto/CBV/Fotos Públicas
Jogadores do Brasil comemorando em quadra - Wander Roberto/Inovafoto/CBV/Fotos Públicas

Brasil x Catar entraram em quadra na manhã desta terça-feira, 30, para o último jogo da seleção durante a fase de classificação do Mundial de vôlei masculino. Até aqui na competição, os brasileiros conseguiram fazer um bom torneio, vencendo Cuba por 2 sets a 0 e superado o Japão por 3 sets a 0. Agora, a amarelinha não só venceu por 3 sets a 0 como assumiu a liderança.

Inclusive, foi esse triunfo sobre os japoneses que deu ao Brasil a classificação às oitavas de final do Mundial de vôlei masculino de forma antecipada. Dentro de quadra, a seleção apresentou um bom volume de jogo e mostrou bastante evolução. Os brasileiros tiveram 40 bolas sendo defendidas que acabaram virando contra-ataques resultando em muitos pontos marcados.

O jogo

Primeiro set

No início do set, Lucão foi quem começou pontuando para o Brasil no saque até que Nikola chegou para descontar para o Catar. Leal, com uma bola na diagonal, deixou o marcador em 8 a 5 antes que Flávio, no contra-ataque, conseguisse marcar o nono ponto brasileiro. Cachopa ainda deu um tapinha na bola, e o Brasil abriu uma boa vantagem no início do primeiro set.

Na sequência, Lucarelli errou no momento do ataque, a bola foi para fora, e o Catar fez o seu 11º ponto. Renan explorou a mão de Roque no bloqueio, e o técnico Renan Dal Zotto pediu o desafio de jogada, e a bola foi marcada para o Brasil. Leal, chegando na largada, foi o responsável por fechar o primeiro set brasileiro em 25/13.

Segundo set

O Catar começou saindo na frente no segundo set, mostrando que melhorou. Ainda que tenha conseguido uma boa vantagem no início, o Qatar, que se saiu melhor nas viradas de bola, principalmente com Belal, chegou a ficar atrás com somente um ponto. Apesar disso, não foi nada espantoso, e logo o Brasil voltou. No ataque pelo meio, Leal anotou no marcador 14/9.

No entanto, o Catar voltou ao jogo. Depois de se aproveitar das falhas em sequência do rival, o time conseguiu o empate em 14/14. Renan Dal Zotto parou a disputa para acertar a tática e tentar frear o adversário, mas não funcionou. Em um ataque de Leal para fora, o Catar ficou à frente pela primeira vez na partida, com 20/19. Ainda assim, o Brasil fez valer sua superioridade e fechou em 25/23.

Terceiro set

O Brasil começou o terceiro set mais atento do que nos demais, mas o Catar também voltou a se aproveitar de alguns erros para pontuar. Com Youssef, manteve o placar em 4/4, e ainda que o jogo parecia estar sob controle, toda a facilidade ficou para trás. Os adversários se mantiveram na cola, e com Ibrahim pelo meio, somente um ponto de vantagem para o Brasil, em 14/13.

A seleção até conseguiu se afastar no placar, mas viu o Catar ressurgir. Adriano entrou em quadra com placar em 18/17 para os brasileiros, e quando tudo voltou a indicar a vitória do Brasil, Belal parou Flávio no bloqueio para deixar em 23/23. Ainda assim, o Brasil se impôs rumo à vitória, e já no final, mandou um 26/24 para segurar a liderança do grupo rumo às oitavas.

Como será agora?

Depois de fazer uma fase classificatória de dar orgulho, o Brasil agora espera para saber quem será seu rival na sequência do Mundial. Com três vitórias e oito pontos somados, a equipe de Renan Dal Zotto aguarda os resultados das outras chaves para saber a classificação geral. Só a partir deste momento saberá quem vai encarar na primeira fase dos playoffs.