Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / JIU-JITSU

Gracie Barra dá sequência à expansão em Portugal e mira Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA

Evento está marcado para os dias 21 e 22 de outubro

Redação Publicado em 28/09/2023, às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipe brasileira vem se expandido na Europa - Divulgação/Gracie Barra
Equipe brasileira vem se expandido na Europa - Divulgação/Gracie Barra

Uma das maiores equipes de Jiu-Jitsu do mundo, a Gracie Barra, fundada por Carlinhos Gracie em 1986, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, segue em expansão, atualmente com um projeto voltado para Portugal, que vem se tornando um dos pilares da arte suave na Europa.

Por lá, dois faixas-preta brasileiros realizam bons trabalhos à frente de escolas da Gracie Barra. Tratam-se de Claudio Sturges, na GB Montijo, e Felipe Ambram, na GB Braga, que se juntam a outros professores do time no projeto. E diante desse cenário, a dupla celebrou a chegada do Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA, que tem sua primeira edição este ano - em uma parceria com a CBJJD -, nos dias 21 e 22 de outubro, em Coimbra, Portugal.

Gracie Barra Braga: a maior da cidade

Natural do Rio de Janeiro, Felipe Ambram começou a treinar em 2009, até pegar sua faixa preta em 2021. Na sequência, rumou para Portugal, onde além de desenvolver o seu Jiu-Jitsu, é um dos responsáveis pela filial da Gracie Barra em Braga. Hoje, tem orgulho em representar a GB no continente europeu.

"Tive o meu primeiro contato com o Jiu-Jitsu em 2009, aos 13 anos. Eu já tinha experimentado vários esportes, mas me identifiquei muito com o Jiu-Jitsu e comecei na primeira Gracie Barra do mundo, na matriz, do mestre Carlinhos Gracie (Barra da Tijuca-RJ). Treinei com o Jefferson Moura até a faixa marrom, mas depois ele se mudou para os Estados Unidos e recebi a preta do craque Marcio Feitosa", relembrou Felipe, que completou:

"A Gracie Barra está em um processo de expansão em Portugal, e a filial de Braga é a maior da cidade, além de primeira no Norte, sendo uma das maiores escolas de Jiu-Jitsu da região. Começamos o trabalho em março deste ano, e com seis meses já temos mais de 110 alunos, com aulas para crianças, adolescentes, adultos e mulheres".

Sobre o Europeu de Jiu-Jitsu da ISBJJA, Felipe Ambram comemorou a chance de colocar seus alunos em ação: "Nós já procurávamos um campeonato para competir, surgiu o Europeu, que terá sua primeira edição, eu já tinha lutado pela CBJJD no Rio de Janeiro, conheço o trabalho e apostei nesse como o primeiro campeonato da equipe de Braga. Prometemos levar a maior quantidade de alunos possível e ser uma das maiores equipes na competição", projetou o faixa-preta, que também é diretor-técnico da GB Braga.

Gracie Barra Montijo: foco na competição

Também cria da Gracie Barra matriz, no Rio de Janeiro, Claudio Sturge começou a treinar aos 5 anos, em 1988, com os professores Zé Beleza e Sonequinha. Ele foi até a faixa-roxa com Carlinhos Gracie, mas depois seguiu sua trajetória com Marcio Feitosa - assim como Felipe. Após um tempo afastado do esporte, decidiu retornar ao trabalho em Portugal, onde comanda a filial da GB Montijo atualmente.

"Eu tenho uma verdadeira paixão pela GB, por ser sido fundamental no meu desenvolvimento não só no Jiu-Jitsu, mas como ser humano. Aprendi no tatame inúmeros valores que levo para a vida e aplico no meu dia a dia. O projeto do nosso time aqui começou há 8 anos e tem sido uma experiência incrível. Transformar pessoas através do esporte é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade", disse Claudio, que continuou:

"Hoje contamos com 140 atletas e uma vertente muito forte para competição. Tenho a certeza que estamos construindo um caminho para muitos atletas viverem do esporte. Já temos nomes que despontam no cenário nacional e internacional, e desde que eu cheguei em Portugal, há 12 anos, a evolução foi exponencial, com cada vez mais profissionais excelentes e dedicados".

Claudio Sturge é mais um entusiasta do Europeu da ISBJJA, e comentou a respeito da notícia do campeonato: "Ela veio em muito boa hora, pois precisamos de mais competições desse porte aqui. A saída do Europeu da IBJJF de Portugal deixou um buraco de eventos de renome por aqui, e é certo que a ISBJJA vem suprir essa demanda. Tenho a certeza que será um grande evento. O esforço da organização em mostrar o comprometimento com a qualidade do evento impressiona, e espero que façam muitos outros aqui. Vamos buscar essas medalhas para a nossa equipe", encerrou.