Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Lutas / MMA / QUE HISTÓRIA!

UFC 280: Charles do Bronxs busca nova vitória para manter reinado

Conheça a história de Charles do Bronxs, campeão brasileiro do UFC e lutador no octógono e na vida, que superou barreiras para deixar seu legado

Redação Publicado em 21/10/2022, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles do Bronxs vai brigar pelo título do UFC - Matheus Coutinho
Charles do Bronxs vai brigar pelo título do UFC - Matheus Coutinho

Charles Oliveira, mais conhecido como 'Charles do Bronxs', é um dos maiores legados do esporte mundial ainda em atividade. Nascido em Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá, em São Paulo, ele é o recordista do maior número de finalizações na história do UFC, com 16 no total e o que mais venceu lutas pela via rápida (nocaute ou finalização), com três nocautes.

Charles também é o atual campeão da categoria peso-leve da organização, e, neste sábado, 22, vai brigar pelo cinturão do UFC pela terceira vez, em Abu Dhabi. Na véspera da luta, o brasileiro conversou com a imprensa, projetou o embate com Islam Makhachev e prometeu ritmo intenso para manter o título da organização.

A história de Charles do Bronxs é de pura superação. Criado na periferia, ele enfrentou diversos desafios até chegar ao topo do mundo no esporte. Diagnosticado com reumatismo nos ossos e sopro no coração, foi em cima do tatame, mais especificamente no jiu-jitsu, que o atleta conseguiu superar as suas limitações físicas.

Com apenas 12 anos de idade, foi campeão paulista e ao longo do tempo acumulou títulos na modalidade, sendo também campeão brasileiro, panamericano, mundial e conquistando a faixa preta da arte marcial em 2010. Foi enfrentando os desafios da vida nos tatames e nos ringues que veio o seu marcante apelido “do Bronxs”.

Charles do Bronx em ensaio fotográfico
Charles do Bronxs quer se manter no topo do UFC (Crédito: Matheus Coutinho)

Periferia, de onde eu venho. Sempre que ia disputar algum campeonato amador, enfrentava adversários bem maiores e mais fortes e eu era magrelo. E, eles sempre falavam, olha os caras da favela aí, do Bronxs. Como precisava de apelido para poder lutar, coloquei o meu como do Bronxs”, contou o lutador, que agora está sob novo gerenciamento de carreira, pela "GoDoIt!".

O início do seu legado no UFC começa em 2010, contra Darren Elkins, com uma vitória aos 41 segundos do primeiro round por finalização, algo que se tornaria a sua marca registrada. No ano de 2021, após mais de 10 anos de carreira na organização, ele mostrou a sua resiliência e força para o mundo ao conquistar o cinturão peso-leve ao bater o multicampeão Michael Chandler.

Charles e Islam lutam pelo cinturão no UFC 280 (Crédito: Getty Images)
Charles do Bronxs e Islam Makhachev lutam pelo cinturão no UFC 280 (Crédito: GettyImages)

Hoje, chegando aos 33 anos, Charles do Bronxs é uma potência mundial do esporte, tendo um recorde de 33 vitórias, sendo 11 seguidas e com 2 defesas de cinturão no currículo. Além disso, recebeu no ano de 2022 uma das maiores honrarias do mundo do MMA, sendo considerado o “lutador do ano” no prêmio ESPYS, realizado pela ESPN americana.

Aclamado e reverenciado por onde passa pelos seus feitos, história e carisma, o campeão dos pesos-leves é o lutador brasileiro mais seguido no Instagram, acumulando mais de 4,7 milhões de fãs, 320 mil seguidores no Twitter e mais de 220 mil no Facebook. Com sua trajetória para lá de inspiradora, Charles sempre serve de exemplo para os seus seguidores mostrando a sua história.

Charles do Bronx, lutador do UFC
Charles do Bronxs, lutador do UFC (Crédito: GettyImages)

Seus feitos no UFC o levaram a lugares inimagináveis. Em outubro de 2021, Charles do Bronxs foi anunciado como novo embaixador do seu clube do coração, o Corinthians. Ele ficou responsável por divulgar os eventos de luta do clube, participar de treinamentos, clínicas, orientações técnicas e ajudar na construção de oportunidade de negócios.

Fazer parte dessa equipe gigantesca é maravilhoso! Eu fico até arrepiado de falar isso. Vestir a camisa do clube que eu sempre amei, é mais um sonho realizado”, comentou. O próximo desafio de Charles Oliveira já tem data marcada. No dia 22 de outubro, ele irá defender o cinturão de sua categoria pela terceira vez. O adversário agora será o russo Islam Makhachev.