Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO 2022!

A história por trás do primeiro gol de Senegal na Copa do Mundo 2022

Boulaye Dia, que anotou o primeiro gol de Senegal na Copa do Mundo 2022, foi eletricista, não tinha televisão em casa e nem ídolos no futebol; entenda como tudo mudou

Redação Publicado em 25/11/2022, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boulaye Dia anota o primeiro gol do Senegal na Copa do Mundo 2022 - Getty Images
Boulaye Dia anota o primeiro gol do Senegal na Copa do Mundo 2022 - Getty Images

Boulaye Dia foi responsável por anotar o primeiro gol de Senegal na Copa do Mundo 2022 em partida contra o Catar, ocorrida nesta sexta-feira, 25. No entanto, por pouco, o atleta não ingressou no universo futebolístico, uma vez que seu passado se encontrava muito distante dos gramados e da disputa pela taça da FIFA.

Nascido na França e de família senegalesa, o futebol só foi apresentado à vida de Boulaye por meio de brincadeiras com os seus irmãos. Em entrevista recente à “Gazetta dello Sport”, o atleta admitiu que não possuía ídolos na modalidade e que não podia assistir aos jogos pois sua família não tinha televisão em casa.

Além disso, o pai do atleta já havia passado pela categoria amadora do futebol senegalês e não queria o mesmo destino para Boulaye e seus irmãos. No entanto, em um torneio de bairro, o atacante se destacou e chamou a atenção da principal equipe da cidade onde moravam na França, o Plastics Vallée FC, do qual fez parte posteriormente.

Embora tenha evoluído em suas habilidades, passando por Jura Sud e Stade de Reims B, da quarta divisão francesa, Boulaye Dia também trabalhou como eletricista devido a um problema de saúde enfrentado pelo seu pai, a fim de sustentar sua família. O jogador revelou ao “So Foot” o que o havia conduzido por esse caminho.

Boulaye Dia defendendo Senegal na Copa do Mundo 2022
Boulaye Dia defendendo Senegal na Copa do Mundo 2022 (Créditos: Getty Images)

"Tornei-me eletricista porque um irmão me ajudou a começar. Gostava muito de zonas de construção, especialmente renovações de edifícios antigos, era interessante mesmo que fosse difícil no inverno”, explicou. Mais tarde, o atacante trabalharia em uma fábrica de plásticos, conciliando duramente seus afazeres com o futebol.

Em 2018, Dia deu um grande salto e chegou à equipe principal do Stade de Reims, na Ligue 1. Na temporada 2020/2021, cravou incríveis 17 gols, o que serviu para lançá-lo ao Villarreal, na La Liga, e à Salernitana, na Série A italiana, onde joga atualmente. Sua estreia na seleção ganesa foi em novembro de 2020, com a qual conquistou a Taça das Nações Africanas, dois anos depois.