Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / É DECISÃO!

Botafogo x Palmeiras: confira o retrospecto entre as equipes

Botafogo e Palmeiras realizam o jogo que pode decidir o Brasileirão 2023 e têm motivos para empolgar com retrospecto do confronto; veja

Retrospecto entre Palmeiras e Botafogo - Getty Images
Retrospecto entre Palmeiras e Botafogo - Getty Images

O Brasileirão está chegando em sua reta final, e a partida entre Botafogo e Palmeiras pode ser decisiva na disputa pelo título da competição. Marcado para esta quarta-feira, 1, às 21h30 (de Brasília), os cariocas chegam com vantagem na tabela, mas veem um retrospecto desanimador contra o Verdão na história do confronto.

Segundo o site “O Gol”, são 103 jogos entre as equipes na história, com o primeiro em 1940, valendo pelo Torneio Rio-São Paulo, terminando em empate por 4 a 4. No total, são 39 vitórias do Palmeiras, além de 30 do Botafogo e 33 empates. Pelo Brasileirão, aconteceram 58 dos encontros, com a diferença aumentando para 26 a 16, com outras 16 igualdades.

Com o próximo jogo marcado no estádio do Nilton Santos, o Fogão fica mais tranquilo quando pensa no retrospecto, já que venceu 21 dos 48 confrontos disputados em casa, com 10 vitórias dos paulistas e 17 empates. A diferença dos números em geral se dá pela maioria dos confrontos realizados com mando palmeirense.

Em 2023, apenas um jogo foi disputado entre as equipes. Em São Paulo, onde os botafoguenses não costumam ir bem historicamente, Tiquinho Soares deu a vitória ao time do alvinegro, que venceu por 1 a 0. Depois de um grande primeiro tempo, a equipe decidiu se fechar no campo de defesa e conseguiu se segurar até o apito final.

Gol de Tiquinho na partida de ida no Brasileirão
Gol de Tiquinho na partida de ida no Brasileirão / Créditos: Getty Images


A curiosidade fica pelo comando técnico do Botafogo, que na época era Luís Castro. Algumas semanas depois, o português foi substituído por Bruno Lage, que não durou muito tempo, e agora John Textor já decidiu efetivar o então auxiliar Lúcio Flávio. Ele enfrentará Abel Ferreira pela primeira vez na carreira, no possível jogo mais importante da competição.