Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Árbitro polonês é escalado para apitar final da Copa do Mundo 2022

A grande final da Copa do Mundo 2022, que será duelada entre França e Argentina, já tem arbitragem escalada; o polonês Szymon Marciniak será o responsável pela partida

Redação Publicado em 15/12/2022, às 17h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Árbitro polonês é escalado para apitar final da Copa do Mundo 2022 - Getty Images
Árbitro polonês é escalado para apitar final da Copa do Mundo 2022 - Getty Images

Após as semifinais, França e Argentina serão as duas potências que vão duelar pelo título da Copa do Mundo 2022. Sendo assim, as duas equipes já iniciaram suas preparações para a grande final, que teve a arbitragem escalada nesta quinta-feira, 15. Dessa forma, o polonês Szymon Marciniak, será o árbitro principal da decisão.

O árbitro já é um velho conhecido dos argentinos, já que foi o responsável por apitar o confronto contra a Austrália, válido pelas oitavas de finais da Copa do Mundo 2022. Na ocasião, o polonês teve uma partida tranquila, distribuiu apenas dois cartões amarelos, ambos para jogadores australianos, e não teve nenhuma polêmica envolvida.

Em contrapartida, Marciniak também já apitou uma partida da França na competição. Na segunda rodada da fase de grupo, o árbitro esteve presente na vitória dos franceses contra a Dinamarca, pelo placar de 2 a 1. O confronto também não foi marcado por confusões, teve três cartões amarelos distribuídos e nenhum pênalti assinalado.

Junto com Marciniak, outros dois poloneses vão compor a equipe principal de arbitragem da partida. Paweł Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz serão os assistentes. Outro ponto interessante, é que o árbitro também apitou uma partida da Argentina contra a Islândia na última Copa do Mundo, em 2018.

Marciniak apitando o jogo entre França e Dinamarca, válido pela fase de grupos (Crédito: Getty Images)
Marciniak apitando o jogo entre França e Dinamarca, válido pela fase de grupos (Crédito: Getty Images)

Na lista dos principais árbitros da Fifa desde 2011, o polonês já é bem experiente e vem tendo boas atuações na competição. Antes da Copa do Mundo, Marciniak apitou oito partidas de Liga dos Campeões neste ano e outros jogos de eliminatórias de seleções. No entanto, esse, com certeza, será o maior desafio de sua vida.


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!