Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / EITA!

F1: Red Bull se envolve em polêmica relacionada ao teto de gastos

Equipe da F1, a Red Bull Racing se encontra na mira da FIA devido à suspeita de ultrapassagem do limite de orçamento estabelecido para as escuderias na liga

Redação Publicado em 30/09/2022, às 12h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Red Bull Racing na F1 - Getty Images
Red Bull Racing na F1 - Getty Images

A Red Bull Racing esteve entre os principais assuntos da F1 em plena semana de preparação para o retorno às pistas, no GP de Singapura. A equipe de licença austríaca teria estourado o teto de gastos previstos atualmente pela FIA. Vale destacar que o tema vem à tona alguns dias antes da corrida que pode conceder o título ao piloto Max Verstappen, que defende a escuderia.

Desde 2021, a F1 estabelece um limite financeiro a fim de manter a competitividade; no ano passado, o valor foi de 145 milhões de dólares, enquanto na atual temporada foi cravado em 140 milhões. O chefe da Red Bull, Christian Horner, classificou o tópico à BBC como “mera especulação”. No entanto, a Aston Martin, que também está sendo investigada pela mesma razão, declarou que já houve um acerto com a própria FIA.

Ainda assim, não há um consenso explícito sobre a penalidade que deve ser imposta diante do estouro orçamentário. Com a provável conquista de Verstappen como campeão na categoria de pilotos (bem como a de sua equipe, na de construtores), uma punição em pontos poderá ser efetivada somente no ano seguinte, em 2023.

O MELHOR?

Lando Norris, piloto da McLaren na F1, abriu o jogo sobre Max Verstappen e suas concepções acerca do adversário. O holandês briga para cravar o bicampeonato sendo líder absoluto da atual temporada na categoria de corredores. O britânico reconheceu o talento do jovem de 25 anos, que pode ser coroado já no próximo domingo, 2, pelo GP de Singapura.

Max Verstappen, da Red Bull Racing, na F1
Max Verstappen, da Red Bull Racing, na F1 (Créditos: Getty Images)

“Ele fez um trabalho muito bom. Talvez ele devesse dar uma olhada no nosso carro e ver como é”, brincou Norris, em entrevista à Sky Sports, sobre o momento vivido por Verstappen. “Ele foi incrível e tem impressionado muito. Semelhante a Lewis [Hamilton] em anos anteriores”. O holandês foi responsável por quebrar, em 2021, uma sequência de quatro campeonatos seguidos conquistados pelo piloto de 37 anos da Mercedes.