Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Esporte na TV / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Transmissões esportivas no SBT começaram bem antes de Flamengo x Fluminense; conheça a história!

Emissora surpreendeu a todos ao transmitir, com magistralidade, a finalíssima do Campeonato Carioca

Pedro Ungheria Publicado em 16/07/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
SBT começou nos esportes no seu primeiro ano de existência - Divulgação/SBT/Moacyr dos Santos
SBT começou nos esportes no seu primeiro ano de existência - Divulgação/SBT/Moacyr dos Santos

Após algumas discussões entre a FERJ, responsável pela organização do torneio, e a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão, chegou-se a conclusão de que ambas as partes teriam uma rescisão contratual, com isso, ambos os clubes ficariam responsáveis pelas transmissões.

O Fluminense, no jogo de ida, optou por mostrar o jogo aos torcedores por meio de sua plataforma oficial no YouTube, a FluTV. Com isso, o Flamengo estava prestes a tomar a mesma decisão, até que ficou resolvido que o rubro-negro carioca firmaria uma parceria com o SBT para que o jogo pudesse passar em rede nacional!

Logo, a emissora de Silvio Santos se mobilizou e montou uma estratégia para cobrir a final do Campeonato Carioca! Com contratações temporárias de Téo José, Rivellino, Jorginho, Carlos Alberto e Athirson, o SBT montou uma equipe de primeira e comandou com magistralidade a noite esportiva na televisão brasileira. Às 21h32, quando acaba o Jornal Nacional, a audiência marcava 27,7 pontos para o jogo, enquanto o informativo trazia 24,4 pontos.

Com isso, surgiram muitos questionamentos sobre a empatia que o SBT mostrou ter com o esporte. A fim de familiarizar vocês sobre o assunto e mostrar que a ligação entre a emissora e os esportes são bem anteriores a final do Campeonato Carioca, nós do SportBuzz montamos uma linha do tempo mostrando como o famoso canal 4 já teve uma notória expressividade no universo esportivo.

SBT Esportes (Divulgação/SBT/Francisco Inácio)

Tudo começou em 1981, no primeiro ano de vida do SBT, quando Walter Abrahão, responsável pelo departamento de jornalismo, junto com Edson Cury, o famoso Bolinha, comandava boletins informativos sobre os principais acontecimentos, tanto no futebol, quanto nas demais modalidades. 

Ainda uma caçula entre as emissoras da época, em 1984, o SBT ficou responsável por cobrir as Olimpíadas de Los Angeles. Por mais que não tenha sido algo em tempo real, além dos boletins diários, grandes reportagens ganharam um cenário para lá de expressivo nas mídias, principalmente sobre a participação das mulheres nos Jogos Olímpicos daquele ano.

Ciente da importância que estava adquirindo com os telespectadores quando o assunto era esporte, o SBT optou por trazer profissionais extremamente capacitados para montar uma coordenação de esporte, que era composta pelo finado Doutor Osmar de Oliveira, Jorge Kajuru e Eduardo Zebini. Juntos, eles colocaram no ar o TVS Esportes. O sucesso ficou por conta do programa Futebol Dinâmico, onde todos os domingos eles traziam as informações mais importantes da semana.

SBT Esportes (Divulgação/SBT/João Batista da Silva)

Crescendo no ramo, o SBT fez uma parceria com a RecordTV e, em 1986, cobriu sua primeira Copa do Mundo, que aconteceu no México. Logo depois, em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, o programa Momentos Olímpicos selou ainda mais o sucesso da parceria, que se tornou uma das principais saídas dos telespectadores para saber sobre os principais acontecimentos dos grandes eventos esportivos.

O sucesso na Copa do Mundo fez com que tivesse um grande investimento no ramo. Em 1990, por exemplo, um time de craques, composto por Luiz Alfredo, Emerson Leão, Sócrates e Telê Santana, participaram da cobertura da Copa do Mundo da Itália. Em seguida, Cabrini comandou a primeira versão de SBT Esporte e Primeira Fila, mostrando os bastidores das corridas de Fórmula Um. Neste ano, o nascimento do mascote Amarelinho foi um dos principais acontecimentos do ano televisivo.

Pensando na Copa do Mundo de 1994, que aconteceu nos Estados Unidos, desta vez, a preparação começou bem antes. Em 1993, o SBT se encarregou de transmitir as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Neste ano foi criada uma nova versão do SBT Esporte, que perdurou até 1996.

Um dos grandes feitos foi que na Copa do Mundo dos Estados Unidos a emissora saiu à frente com a narração de Luiz Alfredo e do Dr. Osmar, e a equipe de comentaristas recebeu o apoio do “capitão” Carlos Alberto Torres.

SBT Esportes (Divulgação/SBT/Francisco Inácio)

Neste intervalo de tempo, as conquistas não pararam! Além de lançar o famoso Téo José para o mundo das narrações, a emissora atingiu um dos maiores picos de audiência da sua história, com a Final da Copa do Brasil entre Grêmio e Corinthians, em 1995.

Depois disso, o icônico Silvio Luiz chegou para comandar as Olimpíadas de Atalanta e surgiu mais um grande nome como narrador, o famoso Nivaldo Prieto. A equipe de sucesso foi mantida para a Copa do Mundo de 1998, na França, e contou com a participação de grandes nomes que, além das transmissões, chamavam atenção com a qualidade dos boletins diários.

Já nos anos 2000, mais precisamente em 2003, o Campeonato Paulista foi transmitido por um novo time, composto por: Paulo Andrade, Dirceu Maravilha, Elia Jr, Silvia Vinhas e Elias Awad. A mesma equipe comandou a Copa Ouro.

Daí em diante, o SBT começou a focar mais no entretenimento, porém, sempre mantendo sua expressividade no universo esportivo. Neste este intervalo, o canal lançou o Jogo Duro, comandado por Jorge Kajuru e, na Copa do Mundo de 2010, na África, teve o famoso ‘Um minuto com Pelé’, atração que comentava o desempenho da Seleção Brasileira em solos africanos.

Doutor Osmar de Oliveira (Divulgação/SBT/Detinho de Oliveira)


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.