Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Conheça um pouco mais do trajeto da São Silvestre

A maior corrida do ano está marcada para 31 de dezembro no centro da cidade de São Paulo; entenda como é o percurso e como se preparar para a São Silvestre

Matheus Labourdette, sob supervisão de Roberta Palma Publicado em 29/12/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A largada sempre festiva na Avenida Paulista - crédito: divulgação/organização
A largada sempre festiva na Avenida Paulista - crédito: divulgação/organização

A São Silvestre está chegando, no dia 31 de dezembro, a corrida mais esperada do ano acontece em São Paulo. Milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil virão para terra da gároa para participar do evento que começa a partir das 7h40 da manhã e percorrerá as ruas do centro da cidade.

Muitos pensam que a São Silvestre é uma maratona, mas na verdade não é, contando com apenas 15Km a corrida não pode ser classificada dessa forma. De qualquer jeito, não é uma prova simples, contando com diversas subidas, mudanças de direção e o mais importante, muita, mas, muita gente.

Assista em nosso canal ao vídeo com cada detalhe do percurso da São Silvestre

Para aqueles que vão fazer a prova pela primeira vez é importante lembrar de uma dica, segundo o treinador Douglas de Melo “Para quem vai estrear, a dica é: divirta-se! A prova é lotada e difícil de correr o tempo todo para a maioria por questão do volume de pessoas. Não se estresse por não conseguir em determinados pontos, a rua livre para você correr no seu ritmo. Lembre-se que é uma prova FESTIVA para a maioria dos corredores que estão lá”.

Porém, não se esqueça de se preparar bem para ter um bom desempenho na prova. Treinos de força e velocidade vão te ajudar muito nessa corrida. No dia não esqueça de levar algum tipo de bebida para se manter hidratado, alguma coisa para comer e um protetor solar. “muita gente misturada com paces diferentes e isto pode ‘animar’ os corredores em largar muito forte” disse Douglas.

A largada é o momento onde existe a maior concentração de pessoas, vá preparado para a aglomeração, que é inevitável em uma prova desse tamanho. Caso queira correr em tempo bom invista um pouco mais e busque os pelotões A, B ou PREMIUM, ou chegue bem cedo para pegar um lugar bom e na frente do grid, e lembre sempre de se manter bem hidratado e alimentado pré/intra prova, já que ficará diversas horas por lá.

Mesmo sendo uma festa, a corrida não deixa de ser desafiadora, em seus 15km pelo centro de São Paulo você enfrentará alguns lugares que irão testar suas capacidades. O primeiro desafio que a prova te traz é logo na descida do Pacaembu, “mantenha-se no seu ritmo programado para não faltar energia lá no final”, disse Douglas.

Logo depois vem a subida da Avenida Rudge, segundo Douglas “ela é longa e constante. Não tão inclinada quanto a Brigadeiro, mas tão importante quanto”, guarde bastante energia para esse momento e não subestime esse trecho da prova.

Após passar pela subida da Rudge o próximo lugar de destaque da prova é o centro histórico da cidade. Mesmo com todos os pontos turísticos da região chamando a atenção, principalmente de turistas, não perca o foco no percurso. “Atenção para as tangentes e considere que seu ritmo caia neste trecho”, completou Douglas, além das questões naturais do centro, muito lixo acumulado, moradores de rua e querendo ou não, mesmo com policiamento, continua sendo uma parte perigosa da cidade.

Se aproximando da parte final da corrida a tão temida subida da Brigadeiro aparece. Esteja preparado para esse trecho, psicologicamente e fisicamente, já que é uma subida longa e íngreme, lembre-se de guardar energia nessa hora, porém se você estiver preparado, com toda a preparação em dia não tem muito com o que se preocupar.

“Passando a Antônio Carlos do Pinhal, a prova volta a ser plana e espera seu sprint final”, disse Douglas. Nesse momento a linha de chegada já está próxima, mesmo esgotado dê aquele último gás aproveitando que a parte difícil já passou.

Na chegada lembre-se de repor as energias gastas durante todo trajeto da prova, e o mais importante, colocar a medalha no peito e celebrar a conclusão da corrida e do ano que passou!

Para encerrar o treinador Douglas de Melo deixa uma dica de ouro para você que vai correr a São Silvestre: “CALMA e PACIÊNCIA: a prova já encerrou as inscrições agora em Novembro e serão mais de 30 mil participantes na pista. Faça sua prova sem estresse e faça o seu melhor dentro das condições que você tiver no momento”!

Confira mais sobre corrida em nosso site.