Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Corrida / treinamento

Treino e foco: aprenda a correr melhor

Todos sabemos que treino e foco são necessários para se tornar um bom corredor; para falar um pouco mais sobre isso convidamos o treinador Eduardo Barbosa

Treino e foco: aprenda a correr melhor
Treino e foco: aprenda a correr melhor

Para correr melhor não existe mágica ou milagre, é qualidade, não quantidade. Para o treinador Eduardo Barbosa, da Quark Sports, cinco pontos são a base de uma boa e completa preparação.

  1. Estabeleça uma meta.
  2. Programe sua planilha.
  3. Faça atividades complementares.
  4. Cuide da alimentação.
  5. Treine sua mente.

Algumas dicas, de acordo com o perfil do corredor, podem ser úteis para quem busca correr melhor.

INICIANTE

-Saia da mesmice

“É muito comum este perfil de corredor fazer apenas treinos contínuos, no mesmo ritmo, vários dias da semana”, diz o treinador.
Sugestão: Inclua treinos intervalados, com variação de distância e velocidade em sua rotina semanal. “Invés de correr por uma hora no mesmo pace, inclua dias em que você corre e caminha, por exemplo. No lugar de correr todo dia 5k continuamente, faça cinco séries de 1K, com uma pausa ou ou caminhada entre elas.”

INTERMEDIÁRIO

-Não negligencie

Para o treinador, “quem já corre há algum tempo conhece o caminho das pedras. Em geral, a estagnação é resultado de acomodação e falta de disciplina”
A dica é uma só: manter o foco. Para isso, estabeleça uma meta por semestre. Aí você terá sempre um desafio. Mas é importante compartilhar seu propósito com familiares e amigos, para que eles o apoiem ou dividam do mesmo objetivo, pois é mais fácil manter um compromisso que dividimos com os outros.

AVANÇADO

-Use a experiência

“Esse corredor precisa manter a regularidade. Sem planejamento e objetivos claros, há riscos de lesões pelos excessos e treinos inadequados”.
Sugestão: existem boas provas de 21 km e 42 km ao longo de todo o ano. Então, escolha uma que lhe agrade e desafie-se. Se preferir, convide um amigo para treinar junto nos próximos meses. Volte às planilhas, aos treinos de fortalecimento, de rodagem e intervalados.


FORTALECIMENTO FÍSICO E PREPARAÇÃO MENTAL

Sua mente pode sabotar sua corrida, para que isso não aconteça, treine-a tornando ela sua aliada. Se planeje e estabeleça metas, acompanhando toda sua evolução, para isso é necessário passar por diversas etapas e desafios diferentes.

Não descuide dos treinos funcionais e de força eles serão sua base e te ajudarem a manter uma rotina, concluir metas ao longo de todo o ano vão te ajudar a crescer como corredor, Independentemente de seu perfil como corredor. Para correr melhor, invista em qualidade e comprometa-se a treinar como nunca treinou.

Confira mais sobre corrida em nosso site.