Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Corrida / nutrição

Superalimentos? Saiba os benefícios de brócolis, lentilha e beterraba

Conheça um pouco mais sobre esses alimentos que muitas vezes passam despercebidos pelo nosso cardápio e que podem ser considerados superalimentos

Redação Publicado em 20/01/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Superalimentos? Saiba os benefícios de brócolis, lentilha e beterraba
Superalimentos? Saiba os benefícios de brócolis, lentilha e beterraba

Frutas, legumes e verduras são muito comuns quando falamos de alimentos saudáveis, carnes magras, castanhas e sementes, ricas em nutrientes também podem entrar na lista. Porém ainda existem outros alimentos que vão te ajudar a enriquecer sua dieta.

Apesar de nem sempre serem muito atraentes ou especialmente saborosos, eles frequentemente são deixados fora do cardápio. Muitas vezes ignoramos eles nas prateleiras dos mercados, desse jeito deixamos de lado ótimas opções, conheça esses “superalimentos”.

BRÓCOLIS

Rico em vitamina C e fibras, é uma excelente fonte de betacaroteno e proteínas, além de magnésio, cálcio, ferro e zinco. Uma substância chamada glucorafanina ajuda na proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares sobre a pele. Suas propriedades antioxidantes também são importantes na prevenção de vários tipos de câncer. Para quem corre e se preocupa em manter os ossos saudáveis, a vitamina K é uma importante aliada. E vem com uma vantagem: cada 100 gramas tem cerca de 35 calorias apenas.

LENTILHA


Tradicional nas festas de final de ano, a lentilha é um excelente alimento, porém a falta de hábito de incluir ela no cardápio do dia-a-dia faz com que muitos corredores percam seus benefícios, já que a leguminosa é rica em proteína vegetal, o que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. Além disso, o alimento tem alta concentração de fibras, várias vitaminas, ferro e pouca gordura, o que a torna uma ótima substituta para o feijão do dia a dia.

BETERRABA


Grande aliada no combate ao cansaço, ajuda a aumentar o rendimento quando é consumida antes dos treinos. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, descobriram que o nitrato encontrado na beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio pelo organismo e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao desgaste físico. Mesmo tendo quem afirme que tem gosto de terra já experimentou garante que realmente faz diferença tomar um copo de suco antes de calçar os tênis.

Confira mais sobre corrida em nosso site.