Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Coronavírus / LUTO!

Grêmio: Vice-presidente morre após complicações decorrentes do novo coronavírus

Marco Bobsin, de 68 anos, não resistiu após uma infecção generalizada

Izabella Macedo Publicado em 30/07/2020, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vice-presidente do Grêmio morre após complicações decorrentes do novo coronavírus - Twitter
Vice-presidente do Grêmio morre após complicações decorrentes do novo coronavírus - Twitter

No fim da tarde desta quinta-feira, 30, o vice-presidente do Grêmio, Marco José Bobsin, faleceu após complicações do novo coronavírus no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

A notícia pegou todos de surpresa, já que o dirigente tinha se recuperado da doença depois de passar mais de 100 dias internado, mas teve que voltar ao hospital recentemente para tratar justamente essas complicações.

Marco passou quase dois meses internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para se recuperar da Covid-19. Há cerca de um mês, ele deixou o hospital na companhia do presidente Romildo Bolzan Júnior e do vice de futebol Paulo Luz.

A complicação apontada como causa da morte do dirigente foi uma infecção urinária. O problema se espalhou e chegou ao intestino, terminando por atingir outros órgãos do dirigente de 68 anos, eleito em dezembro como vice-presidente do Grêmio por três anos.

Bobsin foi contaminado logo no início da pandemia, em março, e ficou no hospital já a partir dos primeiros exames. Recebeu alta, mas precisou voltar a ser internado no meio de julho e desde então lutava pela recuperação.

O dirigente era casado com Graça Bobsin e tinha dois filhos, Mariane e Diego.

O Grêmio manifestou pesar pela morte do dirigente. Confira a nota na íntegra:

"É com profundo pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica o falecimento do seu vice-presidente Marco José Bobsin, aos 68 anos. Eleito para o Conselho de Administração em 2019, Marcão, como era chamado pelos amigos, foi vitimado por complicações decorrentes da COVID-19.

Nascido em Santo Antônio da Patrulha no dia 28 de novembro de 1951, Marco Bobsin era um apaixonado pelo esporte. Durante a carreira profissional no Banco do Brasil, foi dirigente da AABB. Gremista dedicado, sócio do Clube por cinco décadas, saiu da arquibancada para a política do Clube em 1982, pelas mãos do patrono Hélio Dourado. Ao lado de figuras que viriam a se tornar seus amigos, como Taddeu Vargas, Rafael Bandeira dos Santos, Cacalo, César Pacheco, Paulo Pelaipe, Walter Polli e Décio Medaglia, Marco Bobsin fez parte do movimento Reforma, primeiro grupo e origem dos atuais movimentos políticos do Grêmio. O nome “Reforma” nasceu da defesa de uma reforma proporcional na ocupação de cargos do Conselho a partir da proporção de votos de cada chapa.

A primeira das quatro eleições para o Conselho Deliberativo aconteceu em 1989. Suas duas passagens pelo colegiado foram daquele ano até 1995 e de 2007 até hoje. Chefe de Gabinete da Presidência até 2019, Marcão foi reconhecido, no exercício do cargo, como peça-chave no processo de pacificação política e ampliação do diálogo entre os movimentos do Clube. Defendendo sempre a oxigenação política, foi um dos responsáveis pela abertura da estrutura de debate aos diferentes grupos. 

Essa facilidade com que se relacionava com conselheiros e torcedores, sempre servindo aos interesses do Tricolor, lhe rendeu o merecido lugar na nominata do Conselho de Administração aclamada em 29 de outubro para o mandato 2020-2022. Aclamação que teve sua assinatura, como um dos arquitetos dessa unidade. No dia 16 de dezembro de 2019, tomou posse como vice-presidente do CA.

Marcão foi internado no dia 15 de março no hospital Moinhos de Vento, depois do diagnóstico positivo para a COVID-19. Ele recebeu alta em 26 de junho, após um período que demandou 53 dias de cuidados na Unidade de Terapia Intensiva e foi saudado pelos amigos de Grêmio na porta do hospital. Porém, complicações decorrentes da doença levaram o vice-presidente gremista novamente para o hospital.

Marco Bobsin era casado com Graça Bobsin e tinha dois filhos, Mariane e Diego.

O Grêmio oferece sua solidariedade à família e aos amigos desse grande gremista que hoje nos deixa", escreveu o clube em comunicado.