Jogadores do Fluminense durante o treinamento - Marcelo Gonçalves/Fluminense/Flickr
DE VOLTA?

Fluminense está prestes de acertar a volta de craque revelado no clube

Fluminense possui uma grande história com o atacante, que foi campeão brasileiro em 2010 e participou da fuga do rebaixamento no ano anterior

Redação Publicado em 21/06/2022, às 14h30

O Fluminense está bem perto de ter a volta do atacante Alan, revelado pelo clube e que está livre no mercado depois de ter defendido o Guangzhou FC, da China. O jogador fez parte do elenco que lutou contra o rebaixamento em 2009 e do que levou o título de 2010, e deve chegar ao clube carioca junto com Marrony para ocupar as vagas deixadas por Fred e Luiz Henrique.

Com quase três temporadas sendo disputadas, e 84 jogos em campo pelo Fluminense, Alan pôde viver verdadeiros altos e baixos com o manto Tricolor, como os vices na Libertadores e Sul-Americana, a subida histórica na luta contra o rebaixamento e o troféu do Campeonato Brasileiro de 2010, mesmo que ele tenha sido vendido antes do término do torneio.

Canal - SportBuzz

Apesar de tudo isso já indicar uma passagem de sucesso pelo clube, o dia 18 de novembro de 2009 ficou ainda mais marcado na memória do jogador e também dos torcedores. Jogando em um Maracanã lotado, o atacante foi um dos principais nomes, sendo considerado como herói da classificação do time para a decisão da Sul-Americana daquele ano.

Jogando contra o Cerro Porteño, do Paraguai, depois de vencer o primeiro jogo, fora de casa, por 1 a 0, o Fluminense viu a vantagem indo por água abaixo logo no começo da partida, com o adversário abrindo o placar aos seis minutos. Com isso, a classificação que até aqui seria resolvida nos pênaltis ficou para os minutos finais, quando aos 47 Gum marcou, e aos 49 Alan.

Fluminense está perto de acertar o retorno de Alan (Crédito: GettyImages)

 

Depois de ter vivido a euforia da classificação, o Fluminense ainda lidou com a luta contra o rebaixamento. Já na reta final do Campeonato Brasileiro, o time chegou a ter 99% de chances de cair para a Série B, mas conseguiu respirar nos minutos finais e ficou na elite do futebol. Na temporada, Alan entrou em campo em 41 jogos, e marcou 10 gols.

 

O adeus e a carreira

Alan deu 'tchau' para o Fluminense e toda a história construída no clube em agosto de 2010. Seu destino foi o RB Salzburg, da Áustria, onde ficou por quatro temporadas e meia jogando ao lado de Mané, um dos principais nomes do Liverpool. O atacante viveu uma das melhores fases da carreira tendo disputado 129 jogos e marcado 93 gols.

Depois, ainda foi para o futebol chinês, onde primeiro defendeu o Guangzhou Evergrande, vivendo um começo complicado por conta das lesões, que o fizeram jogar apenas duas partidas em 2015. No ano seguinte, já recuperado, marcou 18 gols em 35 jogos, terminando como vice-artilheiro da Super Liga da China.

Chegando em 2019, Alan foi emprestado ao Tianjin Tianhai, que acabou tendo que decretar falência e encerrou as suas atividades. Sem ter um clube certo para defender, mas permanecendo no futebol chinês, chegou a atuar pelo Beijing Guoan, e voltou a ficar livre no mercado da bola depois de ter atuado pelo Guangzhou FC.


 

Alan Mercado da Bola Fluminense

Leia também

Grêmio pode contar com astro uruguaio para substituir Suárez


Gigante argentino planeja conversa com o Santos por Soteldo


Busca por centroavante e renovação com lateral avançam no São Paulo


Futebol árabe tem Mahrez como novo alvo; entenda situação


Grêmio fica próximo de antiga promessa sul-americana


Arsenal fica próximo da maior compra de sua história; veja