Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Vôlei / ÍDOLO!

Vôlei: Bruninho lança biografia e vibra ao relembrar carreira

Livro que conta trajetória de um dos maiores vencedores da história do vôlei mundial será lançado na Itália nesta quinta-feira, 18 de abril

Redação Publicado em 18/04/2023, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruninho tem linda história no voleibol brasileiro e mundial - GettyImages
Bruninho tem linda história no voleibol brasileiro e mundial - GettyImages

Nem os maiores vencedores de todos os tempos vivem apenas de medalhas e troféus. A capacidade de se reinventar, de superar derrotas doloridas, de voltar aos treinos para tentar de novo talvez sejam os maiores ensinamentos que o campeoníssimo Bruninho passará aos leitores em sua biografia "Da escuridão ao ouro".

A chegada da publicação às livrarias italianas está marcada para esta quinta-feira, dia 18 de abril. Existe o planejamento do lançamento em português, no Brasil, mas ainda sem data. "Quando voltei para Modena, em 2021, meus amigos Gian Paolo Maini e Davide Romani me apresentaram a ideia de contar minha história, minha carreira, em um livro. Inicialmente, me surpreendi", contou.

"Não sabia se seria o momento de iniciar um projeto desse, mas depois de muita conversa, e entusiasmo da parte deles, me convenci que poderia ajudar as pessoas com as minhas experiências, com as mensagens da vida e os valores do esporte, que sempre fizeram parte de mim", explicou Bruninho, ressaltando que os altos e baixos estão todos destacados.

Falo sobre as vitórias e, principalmente, sobre as maiores decepções, os fantasmas que enfrentei e sobre a luta para esmagar esses fantasmas. Achei que seria importante dividir as batalhas pelas quais passei, aceitando minhas fraquezas e mostrando o quanto isso me ajudou a gerir minhas emoções". 
Livro de Bruninho
Bruninho se mostrou muito feliz com a biografia (Crédito: Divulgação)

Bruno segue em atividade, disputando os principais títulos da temporada com o Modena, de olho na temporada de seleções que virá em seguida, disputa de pré-olímpico e, claro, Paris 2024. Mas para chegar até aqui, o levantador revela que precisou dar atenção especial ao aspecto mental e tudo que uma grande derrota envolve.

"Tem um antes e depois de Londres no livro. Após perdermos a final olímpica, comecei a cuidar de perto da minha saúde mental. Isso há 10 anos, quando não era um assunto muito falado. E revelar isso hoje, quando o assunto está tão em alta, pode ajudar as pessoas. E até hoje me mantenho focado no trabalho que tive que fazer em mim para chegar à conclusão de que a perfeição não pertence a este mundo", disse Bruno, referindo-se ao treinamento que faz com o especialista Giuliano Milan.

O 'capita' aproveitou a biografia para não só citar, mas agradecer às pessoas que o ajudaram na conquista de seus objetivos e, principalmente, àquelas que estiveram ao seu lado nos tempos sombrios, como os amigos Neymar e Gabriel Medina, que escreveram o prefácio. A biografia "Da escuridão ao ouro" teve um evento de lançamento oficial no último mês, em Modena.