Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / RIO OPEN

Thomaz Bellucci se despede do tênis profissional

Em despedida do tênis profissional, Thomaz Bellucci desabafou sobre comparações com Guga Kuerten: “Sempre teve muita expectativa em cima de mim e isso não foi bom”

Redação Publicado em 23/02/2023, às 08h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thomaz Bellucci se despede do tênis profissional - Photojump/ Rio Open 2023/ Flickr
Thomaz Bellucci se despede do tênis profissional - Photojump/ Rio Open 2023/ Flickr

Um dos maiores nomes do tênis brasileiro, Thomaz Bellucci se despediu das quadras nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro. Pela primeira rodada do Rio Open, o paulista foi derrotado pelo argentino Sebastian Baez (número 35 do mundo), por 2 sets a 0 -parciais de 6/3 e 6/2.

Bellucci, maior tenista do país após Guga Kuerten, deu adeus ao tênis profissional e foi ovacionado no torneio do Rio de Janeiro. Na carreira, Thomaz Bellucci conquistou quatro títulos ATP simples e um de duplas, além de ser o número 21 do mundo em 2010.

Depois de 19 anos nas quadras, o paulista desabafou em sua entrevista coletiva de despedida. Bellucci abriu o jogo sobre a carreira e comentou sobre a responsabilidade em representar um país após a era de Guga; ele destacou a expectativa que criaram em cima de seu trabalho.

“Sempre teve muita expectativa em cima de mim e isso não foi bom, já que eu também me cobrava muito. Hoje eu deveria ter mandado muita gente para aquele lugar, me importava muito com a opinião dos haters, deveria focar mais em quem se importava comigo. Muita gente criticava o meu mental, essa sempre foi a parte forte para mim. Foi o físico que me barrou”, disse Bellucci.

Bellucci em despedida das quadras
Bellucci em despedida das quadras (Crédito: Photojump/ Rio Open 2023/ Flickr) 

“Para mim, o reconhecimento sempre foi algo que deveria vir de fora. Eu não vou ficar aqui dizendo como eu deveria ser lembrado, mas muita gente fala que o reconhecimento de verdade só vem quando o atleta aposenta”, disse o tenista, quando questionado sobre a falta de reconhecimento no Brasil.

Bellucci ainda destacou que não vai abandonar o tênis de vez, e que quer seguir a carreira como treinador: “Quero uma maneira de passar minha experiência para os jovens atletas. Tenho muito a contribuir como treinador agora, me especializar, fazer cursos, estar mais envolvido no mundo dos treinadores”.