Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / ESPECIAL

Por que Nadal pode se despedir em Roma

A carreira de Rafael Nadal pode ser encerrada antes do tempo previsto pelo próprio atleta; desempenho no ATP de Roma será um ‘divisor de águas’

Edgardo Martolio Publicado em 07/05/2024, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafael Nadal em sessão de treino - Getty Images
Rafael Nadal em sessão de treino - Getty Images

O Aberto de Roma pode ser a despedida antecipada de Rafa Nadal, a qual o jogador havia marcado anteriormente, em segredo, para Roland Garros. O SportBuzz acompanhou o treino dos candidatos no próprio Fórum Olímpico Romano e confirmou que 2024 é o pior ano da carreira do veterano.

O espanhol, em 2023, tinha sofrido uma lesão de grau 2 no psoas ilíaco da perna esquerda, no Grand Slam australiano. Para muitos, era ‘fatal’, mas ele conseguiu reverter a situação e começar o ano com fé renovada. Até o treino, onde sentiu dores abdominais que persistem até hoje. Isso o destruiu física e mentalmente.

Depois de quase cinco meses de infortúnios, Nadal chega ao prelúdio de Roland Garros, que é o saibro de Roma, e mostra que está abaixo do seu próprio nível e, pior que isso, do nível de Shelton, Medvedev, Djokovic, Zverev, Rune, Rublev, principalmente Tsitsipas, com quem treinou cara a cara e deixou clara a sua aura negativa do momento.

Além disso, esse treino também mostrou que o grego pode ser aquele que tem melhores condições para conquistar Roma (ele está muito rápido). É sabido nos bastidores que a participação de Nadal em Roland Garros depende do seu desempenho em Roma, portanto, não seria absurdo pensar que sua aposentadoria ocorrerá dentro de algumas horas, caso ele seja eliminado de forma precoce, como aconteceu recentemente no Masters 1000 em Madri.