Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / EXCLUSIVO!

Gabriel Medina avalia evolução no surfe: "Vontade de vencer aumentou"

Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Gabriel Medina ainda analisou o título inédito em Margaret River, na Austrália, e projetou a disputa olímpica

Guilherme Assumpção Publicado em 04/05/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel Medina está em busca do tetracampeonato mundial - Aaron Hughes / WSL
Gabriel Medina está em busca do tetracampeonato mundial - Aaron Hughes / WSL

Desde sempre, Gabriel Medina costuma alcançar feitos históricos na carreira e no esporte. Tudo começou com a entrada na elite do surfe mundial. Em 2011, o surfista de Maresias, litoral de São Paulo, se tornou o atleta brasileiro mais jovem a ingressar na divisão principal da então ASP, hoje WSL. E a partir daquele momento, a carreira do então garoto tomou rumos espetaculares.

Além dos três títulos mundiais e da participação olímpica, Gabriel acabou de vivenciar mais um episódio inédito para a carreira. Nas ondas de Margaret River, na Austrália, ele se recuperou, após ficar quase um ano longe das competições para cuidar da saúde mental e de uma lesão no joelho, e conquistou o título da etapa australiana pela primeira vez.

Ainda saboreando o título conquistado, Gabriel Medina concedeu entrevista exclusiva ao SportBuzz e falou sobre o momento mais do que especial em Margaret River. Agora na sétima posição do ranking, ele também avaliou a intensa disputa por vaga olímpica nesta temporada, já que apenas dois brasileiros vão se classificar via ranking da WSL. Confira!

"Margaret foi realmente muito especial para mim. Era uma etapa que eu já estava pensando desde o início do ano, uma etapa que eu sabia que seria muito importante ter um bom resultado. Eu vinha me preparando muito bem em todos os aspectos dos meus treinamentos e cheguei lá muito confiante que o trabalho estava na direção correta. Feliz que as condições do mar estavam boas e conseguimos conquistar essa etapa", iniciou Gabriel Medina

"Como falei, foi de fato muito especial e importante. Consegui encontrar um bom ritmo de competição e alcançar o resultado que tinha como objetivo. Fiquei muito feliz, o último evento que venci foi o Challenger em Saquarema (novembro 2022), onde comecei um trabalho forte com todo meu time multidisciplinar para a temporada de 2023. Então, vencer essa etapa foi muito gratificante, ainda mais sendo uma etapa que eu tive dificuldades no passado".

Gabriel Medina vibrou bastante com o troféu de Margaret River (Crédito: Aaron Hughes / WSL)
Gabriel Medina vibrou bastante com o título de Margaret River (Crédito: Aaron Hughes / WSL)

Hoje com 29 anos, Medina já é tricampeão do mundo, atleta olímpico e inspiração para diversos garotos e garotas que sonham em construir carreira no surfe. Mas quem poderia imaginar que aquele jovem de 17 anos que estreava na elite conseguiria dropar as ondas mais desafiadoras do mundo, mas também se tornar exemplo de campeão e profissional?

Perguntado sobre o que mudou na carreira após os três títulos mundiais (2014, 2018 e 2021), Gabriel Medina reconheceu que tem mais vontade de vencer. Porém, se mostrou consciente sobre a pressão que sempre vai receber quando estiver surfando. Tranquilo, o surfista deixou claro que está pronto para canalizar esse sentimento.

A vontade de vencer, na verdade, aumentou. Continuo querendo ganhar mais etapas, conquistar mais títulos e ir escrevendo a minha história no surfe por muito mais tempo. A pressão vai sempre estar ali, mas com o passar dos anos, você vai aprendendo a canalizar esse sentimento de uma forma positiva".
Gabriel Medina vibrando com título
Gabriel Medina comemorou bastante o título na Austrália (Crédito: Aaron Hughes / WSL)

Depois do troféu conquistado em Margaret River, Gabriel Medina ficou mais perto do top cinco que garante a luta por mais um título mundial ao fim da temporada. Além disso, o surfista se colocou de vez na briga por vaga olímpica. Perguntado sobre os planos para as próximas etapas, o brasileiro manteve o foco e projetou intensa disputa entre os brasileiros.

"O planejamento continua o mesmo; muito treino, descanso, boa alimentação e foco para continuar buscando bons resultados na próxima etapa e consequentemente subir no ranking e brigar por essa vaga olímpica. Tudo indica que vai ser uma disputa boa, acirrada e de um nível muito alto. Todos estão surfando muito bem", avaliou o surfista brasileiro.

Vou continuar buscando meus objetivos para subir no ranking e ficar cada vez mais perto da vaga olímpica", concluiu Gabriel Medina. No momento, João Chumbinho lidera o ranking mundial e é seguido por Filipe Toledo. Todos eles voltam à ativa na disputa do Surf Ranch, em 27 de maio.