Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / O CAMPEÃO VOLTOU!

Gabriel Medina: da pausa pela saúde mental à redenção no surf!

Tricampeão mundial, Gabriel Medina voltou a conquistar um título na WSL depois de ficar um ano afastado das principais ondas do mundo

Guilherme Assumpção Publicado em 28/04/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel Medina ganhou título inédito na carreira, em Margaret River - Aaron Hughes / WSL
Gabriel Medina ganhou título inédito na carreira, em Margaret River - Aaron Hughes / WSL

Na madrugada desta sexta-feira, 28, o surfista Gabriel Medina fez história mais uma vez. Nas ondas de Margaret River, na Austrália, o tricampeão do mundo recuperou o bom momento na carreira. Com atuações sólidas em todas as baterias, o brasileiro despachou todos os rivais e conquistou o título inédito na etapa australiana da WSL.

Exista quem possa avaliar a conquista apenas como mais um troféu de etapa. Porém, só Gabriel Medina sabe o gosto que o triunfo teve. Além de vencer em Margaret River pela primeira vez na carreira, ele encerrou longo jejum de títulos. Desde 2021, o atleta brasileiro não subia ao lugar mais alto do pódio, ano em que foi campeão mundial pela terceira vez.

Mas se engana quem pensa que Gabriel Medina viveu fase ruim nas principais ondas do mundo. A ausência de títulos do atleta se deu por questões bem importantes e fundamentais. No ano de 2022, o tricampeão decidiu dar uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental. Na ocasião, ele vivia drama familiar entra a mãe Simone Medina e a então esposa Yasmin Brunet.

Para cuidar da parte mental e voltar ainda mais forte, Medina ficou longe do circuito por cinco meses e perdeu algumas etapas. Neste período, ele realizou cirurgia no nariz para melhorar a respiração e decidiu voltar na etapa de G-Land, na Indonésia, em maio de 2022. Porém, o tempo nas competições não durou muito por conta de uma lesão.

Gabriel Medina com o troféu de Margaret River
Gabriel Medina já posou com o troféu de Margaret River (Crédito: Lucas Balbino)

Na etapa do Rio de Janeiro daquele mesmo ano, Gabriel Medina sofreu uma lesão no joelho e ficou ausente por cinco meses. O retorno às competições veio em novembro do ano passado, quando ele conquistou o título da etapa de Saquarema, na divisão de acesso. Já a volta à elite do surf mundial se deu em 2023, na nova temporada da WSL.

No entanto, Gabriel não obteve bons resultados nas primeiras etapas do ano. Apesar de sempre chegar nas oitavas de final, o surfista demorou para atingir as quartas de final. E foi na etapa mais improvável que isso aconteceu! Sempre com posições ruins em Margaret River, o surfista partiu para o título e conquistou troféu inédito para a carreira na parceria com o técnico Andy King.

Gabriel Medina vibrando com título em Margaret River
Gabriel Medina ergueu a bandeira do Brasil em Margaret River (Crédito: Lucas Balbino)

A decisão foi contra o americano Griffin Colapinto. E quem pensou que seria difícil se enganou! Com uma nota 9.5, Gabriel Medina acabou com qualquer esperança de título do rival. Na soma da bateria decisiva, o surfista ficou com 17,50 contra 12,27 do adversário. Vale destacar que essa foi a primeira vitória do atleta em Margaret River.

"É bem especial vencer aqui. É uma etapa onde eu sempre tive problemas para vencer as baterias. Eu me senti bem por conseguir boas ondas e vencer. Eu estou me sentindo melhor, me sentindo como se estivesse no meu ritmo de novo. Griff e eu sempre tivemos boas batalhas. Eu amo competir contra os caras e é por isso que estamos aqui", festejou Gabriel Medina.

Gabriel Medina vibrando com título
Gabriel Medina comemorou bastante o título na Austrália (Crédito: Aaron Hughes / WSL)

Com o título em Margaret River, Gabriel chegou ao sétimo lugar no ranking mundial da WSL. O primeiro lugar é de outro brasileiro. João Chumbinho, que foi eliminado por Medina na semifinal da etapa, veste a lycra amarela até o momento. Logo atrás dele, Filipe Toledo, que perdeu para Gabriel Medina nas quartas de final, ocupa o segundo lugar.