Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Skate / VOANDO!

Yndiara Asp é a única brasileira no Top 10 do ranking mundial

Após representar o Brasil no mundial nos Emirados Árabes, Yndi é a mais nova skatista a figurar entre as 10 melhores do mundo e larga na frente por vaga brasileira em Paris 2024

Redação Publicado em 14/02/2023, às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yndiara Asp, skatista brasileira - Julio Detefon (CBSK)
Yndiara Asp, skatista brasileira - Julio Detefon (CBSK)

No último final de semana aconteceram as finais da modalidade Park do campeonato mundial de skate, disputado nos Emirados Árabes. Yndiara Asp, de 25 anos, foi a melhor atleta a representar o Brasil em sua modalidade, se tornando a única a figurar o top 10 do ranking mundial, garantindo a 9ª colocação, e com uma performance de tirar o fôlego na pista em Sharjah.

Com o resultado, Yndi garantiu 22.843 pontos no ranking, largando na frente, entre as brasileiras, na disputa pela vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, já que o mundial possui chancela da World Skate, que garante vaga para os melhores colocados de cada país nas Olimpíadas. “Foi um evento lindo, com muitos desafios e várias emoções. Fiquei feliz com o meu desempenho e por ter chegado até aqui”, revela Asp.

“Esse foi um passo importante pela vaga nas Olimpíadas e espero ir ainda melhor nos próximos mundiais para conseguir a minha vaga em Paris”, conta a skatista, que sonha em viver a atmosfera Olímpica novamente. Durante todas as etapas deste mundial a atleta saiu na frente no ranking, representando a bandeira verde e amarela e as mulheres no skate.

A World Skate ainda contará com mais 3 eventos no calendário para a modalidade Park no esporte sobre rodas, que irão definir as vagas para Olimpíadas do ano que vem – San Juan, na Argentina, em maio; Roma, na Itália, em outubro e em Sharjah, novamente, nos Emirados Árabes, em janeiro de 2024.

Yndiara Asp, skatista brasileira
Yndiara Asp, skatista brasileira (Créditos: Julio Detefon (CBSK))

SOBRE YNDIARA ASP

Nascida e criada em Florianópolis - SC, Yndiara Asp, 25 anos, é uma das precursoras da modalidade Park e um dos principais nomes do skate feminino mundial. Yndi, como é conhecida, foi uma das três skatistas que representaram o Brasil na categoria Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio chegando em 8º lugar nas finais.

Em 2022, Yndiara foi vice-campeã brasileira do STU National, o principal circuito de skate do país e campeã da terceira e última etapa do campeonato, que foi disputado em Recife pela primeira vez na história. Além de ser uma potência no skate, Yndi também é uma voz ativa na luta pelos direitos das mulheres no esporte.

Ela foi responsável direta pela igualdade no valor das premiações entre homens e mulheres, ao protagonizar o título do Oi Skate Jam, em 2018, que trouxe essas discussões à tona. Ela também foi responsável por trazer a categoria feminina para eventos globais que eram exclusivamente masculinos, como o Red Bull Skate Generation.

Yndi foi a primeira skatista mulher a assinar um contrato com a Vans no Brasil e, no ano de 2022, se tornou a primeira skatista mulher a ter uma coleção assinada pela marca. Recentemente, também foi reconhecida globalmente como skatista profissional pela clássica marca Santa Cruz Skateboards, lançando um shape com o seu nome. Atualmente, Yndiara também faz parte do time de grandes empresas e marcas como o Banco BV, Red Bull, Evoke e LayBack.