Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Skate / UAU!

Yndiara Asp se diz empolgada em estrear maior pista da América Latina

Um dos principais nomes do skate feminino, Yndiara Asp é referência na categoria e luta pelo espaço das mulheres no esporte; atleta também foca nas Olimpíadas de 2024

Redação Publicado em 26/05/2022, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yndiara Asp, skatista brasileira - Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool
Yndiara Asp, skatista brasileira - Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

Entre os dias 27 e 29 de maio, Porto Alegre receberá a atleta olímpica Yndiara Asp, para a segunda etapa do STU. A catarinense é promessa de grandes manobras, porém mais que isso, é um dos principais nomes do skate mundial, sendo a primeira e única brasileira a vencer etapas do mundial na modalidade park e tendo importante papel na luta e incentivo da categoria feminina. Esta será a primeira vez que a cidade sediará uma etapa da competição.

Mesmo antes de ter sido finalista nas Olimpíadas de Tóquio, Yndi já era uma grande referência no skate feminino, além de ter sido a protagonista na igualdade de premiação entre as categorias voltadas para mulheres e para homens no esporte, em 2018. Graças a isso, o skate brasileiro pode ser disputado nos Jogos Olímpicos, pois um dos requisitos era que houvesse essa equivalência.

CANAL - SPORTBUZZ:

A atleta já foi a responsável pela criação de uma categoria feminina na maior competição entre gerações de bowlriders no planeta, o Red Bull Skate Generation. Isso aconteceu quando, em 2016, ela e um grupo de amigas reivindicaram a presença de mulheres na competição. Com isso, na edição seguinte, não só o pedido foi atendido, como Yndiara foi a embaixadora da categoria feminina.

Além disso, a capital gaúcha também pode esperar um bom repertório da skatista, em sua estreia. Yndi, que já foi campeã do circuito STU em 2018, após vencer quase todas as etapas, exceto a de São Paulo, quando terminou na segunda colocação, vem embalada de uma final de X-Games, disputada em Chiba, Japão. Segundo a atleta, a empolgação para competir na estreia da POA é alta.

Yndiara Asp
Yndiara Asp nas Olimpíadas de Tóquio 2020 (Créditos: Getty Images)

“Estamos voltando com as competições e estou empolgada com a oportunidade de competir nessa pista nova em Porto Alegre, que é a maior da América Latina e ficou muito boa. Espero dar o meu melhor, conseguir acertar boas manobras e ter um ótimo evento”, afirma. Yndiara também contou sobre a sensação de voltar a competir em Porto Alegre, local onde fez sua estreia em competições fora do seu estado.

“Minha primeira competição fora do meu estado quando amadora foi em Porto Alegre. Vai ser bem legal competir aqui de novo, agora como skatista profissional. Aliás, minha família é praticamente toda do Rio Grande do Sul, meu pai, inclusive, nasceu em Porto Alegre. Com o campeonato sendo realizado aqui, meus parentes têm a oportunidade de vir prestigiar e torcer de perto. A torcida vai estar presente em peso”, diz a skatista.

A pista, que é a maior da América Latina, foi construída às margens do Guaíba e traz em sua arquitetura diferentes elementos urbanos importantes da cidade, como o corrimão da Câmara Municipal, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte em curva da Praça Itália. O evento faz também comemora os 250 anos da cidade completados este ano.

SOBRE YNDIARA

Nascida e criada em Florianópolis, Yndiara Asp é hoje um dos principais nomes do skate feminino mundial. Yndi, como é conhecida, foi uma das três skatistas que representaram o Brasil na categoria Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio chegando em 8º lugar nas finais. A atleta também vem se preparando com foco nas Olimpíadas de Paris, que ocorrerão em 2024.