Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Corrida / história

Histórica primeira taça da São Silvestre se encontra no Clube Esperia

Acervo do Clube Esperia possui a primeira taça da São Silvestre; com 98 anos de idade a corrida está próxima de completar um século

Matheus Labourdette, sob supervisão de Roberta Palma Publicado em 27/12/2023, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Histórica primeira taça da São Silvestre se encontra no Clube Esperia
Histórica primeira taça da São Silvestre se encontra no Clube Esperia

A edição de número 98 da São Silvestre ocorre neste dia 31 de dezembro de 2023. A corrida mais esperada se aproxima de um século de realizações e teve como campeão em sua estreia um atleta brasileiro do Clube Esperia, onde a primeira taça do evento se encontra.

Em 1925, o eletricista da Companhia Telefônica, Alfredo Gomes superou outros 146 atletas que participaram da competição e se sagrou o primeiro campeão da São Silvestre. O trajeto da prova era mais curto, possuía apenas 6,2 mil metros, Alfredo concluiu todo o percurso em 23min10s.

Atletas estrangeiros só puderam participar da prova a partir de 1945. Foi quando o italiano Heitor Blasi realizou o percurso em 23min e foi o primeiro não-brasileiro a conquistar a São Silvestre.

Desde então Heitor foi convidado pelo Clube Esperia a se tornar um atleta associado, e junto com Alfredo, conquistaram a mais prestigiada corrida do Brasil duas vezes cada. Os troféus conquistados por ambos estão à mostra no acervo do clube.

Confira mais sobre a São Silvestre em nosso site.