Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Corrida / TREINAMENTO

Como ter uma corrida mais eficiente

Ex-atleta olímpico, o norte-americano Jeff Galloway é um dos principais nomes quando o assunto é treinamento em corrida por conta do método Galloway Run Walk Run

Roberta Palma Publicado em 17/05/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como ter uma corrida mais eficiente - Divulgação
Como ter uma corrida mais eficiente - Divulgação

O ex-atleta olímpico norte-americano Jeff Galloway é um dos principais nomes quando o assunto é treinamento em corrida. Ele desenvolveu um método de treinamento (Galloway Run Walk Run) pelo qual já foram treinadas mais de 200 mil pessoas, é autor de vários livros e palestrante. 

Em “Manual de Corrida, lições para correr com saúde e atingir melhor desempenho” (Editora Gente), ele oferece informações necessárias para que o iniciante comece confortavelmente e com confiança e o corredor veterano tire melhor proveito de plano de treino. Para ele, “qualquer que seja o nível ou o perfil do atleta, o importante é correr com inteligência, mantendo a saúde, a boa forma, evitando lesões e, principalmente, se divertindo.”

Destacamos 4 pontos básicos que podem parecer óbvios, mas muitas vezes são esquecidos em meio a metas, planilhas e provas.

1. Defina seus objetivos.

Simples? Pode ser que sim, mas é cada vez mais comum vermos pessoas correndo por correr. Por que você quer correr? Para perder peso? Ganhar condicionamento? Acompanhar os amigos nas provas? Pense sobre isso: o que você espera da corrida? Isso ajudará no seu planejamento e, também, aumentará a eficácia dele.

2. Não treine por conta própria.

Correr por correr não te fará evoluir e é um passo rápido para a desmotivação e abandono da atividade. Um programa de treinamento adequado é aquele que prioriza faz você treinar com saúde, motivação e evolução constante. Essa é uma regrinha que vale tanto para corredores experientes quanto para veteranos.

3. Corra devagar para correr rápido.

Uma corrida firme, mas tranquila ao longo de alguns meses, além de menos desgastante, afugenta lesões e é uma excelente base para a corrida competitiva. Incluir treinos mais lentos numa programação, provavelmente irá ajudá-lo a correr mais rápido que antes.

4. Descanse.

Sem descanso, os músculos e articulações são levados à exaustão. O esforço deve ser equilibrado com descanso em quantidade e qualidade para promover uma evolução adequada. Os erros mais comuns que ocasionam lesões são: tentar conseguir um nível de alta quilometragem, semana após semana; fazer corridas diárias rápidas demais e não descansar o suficiente.

Fonte: Livro Manual de Corrida – Jeff Galloway (Editora Gente)