Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Corrida / Gente que corre!

Betty Lindberg: “Não conheço nada melhor!”

Aos 98 anos de idade, Betty Lindberg é detentora do recorde mundial por faixa etária e tem história muito fácil de se impressionar

Renata Monte Alegre Publicado em 05/04/2023, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É muito fácil se impressionar pela história de Betty Lindberg - Divulgação
É muito fácil se impressionar pela história de Betty Lindberg - Divulgação

É muito fácil se impressionar pela história de Betty Lindberg, a americana de 98 anos que é detentora do recorde mundial, por faixa etária, nos 5 km. Também é fascinante descobrir que ela acaba de superar sua própria marca, fechando os 5 km de uma prova em Atlanta, recentemente, em sensacionais 59 minutos e 6 segundos.

Porém, o mais incrível foi perceber que esse não é nem de longe o maior feito dessa americana que insiste em provar que a idade é apenas um número. Nas conversas que tivemos, Betty contou que só começou a correr aos 63 anos de idade. “Até então, eu nunca tinha participado de nenhum esporte porque, na minha época, isso não era uma coisa que as meninas faziam”, lembrou.

Isso, sim, é absolutamente fantástico. Mesmo após seu vídeo cruzando a chegada ter viralizado pelo mundo, Betty diz não entender por que as pessoas ficam tão empolgadas em conhecer sua história. “Fico feliz de que sejam inspiradas por mim, mas esse não é o meu objetivo.” É verdade. Ao cruzar a linha de chegada da prova em Atlanta, Betty foi saudada com flashes de câmeras e muitos aplausos de outros corredores.

Ainda assim, a nonagenária parecia não perceber a festa em torno de si, pois o único foco de sua atenção, ao cruzar o tapete de cronometragem, era de pausar seu relógio. Mas depois da conversa a seguir, fica fácil entender. Mas depois da conversa ficou claro porque essa era a única coisa possível a ser feita, pois até o relógio já desistiu de pará-la!

COM QUANTOS ANOS VOCÊ COMEÇOU A CORRER E POR QUÊ?

Os meus dias de corrida e caminhada começaram quando eu tinha 63 anos. Em 1988, minha filha e meu genro nos pediram uma carona na chegada da Peachtree Road Race, uma prova em comemoração ao dia 4 de julho e que é organizada todo ano pelo Atlanta Track Club (ATC). Na época, todos nós éramos trabalhadores e eu pensei que acordar às 5 da manhã num feriado, quando poderíamos dormir mais, era uma ideia no mínimo estranha. Mas demos um jeito e fomos!

Eu nunca tinha visto uma corrida de rua e, enquanto assistia à chegada dos corredores, achei que aquilo parecia ser muito divertido e que eu queria experimentar aquela sensação. E então, eu fui! Eu me juntei ao Atlanta Track Club e, nos últimos 35 anos, é isso que eu tenho feito.

QUAL A SUA ROTINA DE TREINOS?

Hoje em dia, passo uma hora na academia LA Fitness nas segundas, quartas e sextas-feiras. Então, às terças, quintas e domingos, eu tento percorrer de 2 a 3 milhas pelas ruas do meu bairro. E eu descanso nas sextas-feiras.