Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Coronavírus / LUTO!

Após piora no quadro de saúde, presidente do Coritiba morre aos 67 anos vítima do coronavírus

Renato Follador, mandatário do Coritiba, apresentou uma alteração grave em seu estado no último sábado, 3

Redação Publicado em 04/07/2021, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente do Coritiba, Renato Follador - Transmissão Youtube /  Coritiba Oficial
Presidente do Coritiba, Renato Follador - Transmissão Youtube / Coritiba Oficial

Na noite deste sábado, 3, o presidente do Coritiba, RenatoFollador, morreu vítima do novo coronavírus. O mandatário estava internado na UTI desde o início de junho, e apresentou uma piora no quadro nas últimas 24 horas.

Depois da confirmação da morte, o Coritiba publicou nas redes sociais uma mensagem lamentando o falecimento de Follador e escreveu que "é um momento de união e força a todos os familiares, amigos e a nação coxa-branca".

Aos 67 anos, Renato Follador deu entrada no hospital no dia 1 de junho, e acabou sendo transferido para UTI dois dias depois. Na segunda semana de internação, o dirigente já teve uma piora em seu pulmão, com nível de comprometimento, que passou rapidamente de 20% para 80%.

Mesmo tendo apresentado uma leve melhora, Follador teve que ser intubado já na metade do mês. Para tentar reverter o quadro, os médicos tentaram a terapia chamada ECMO (Membrana de Oxigenação Extra Corpórea), 20 dias depois da internação.

Essa técnica consiste na retirada do sangue por meio de uma veia, direto para uma bomba, e por uma membrana artificial, que faz a função do pulmão. A ideia é auxiliar a tirar o gás carbônico, e a oxigenar o sangue, que acaba sendo devolvido para o organismo.

Renato Follador, presidente do Coritiba, tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus antes de contrair a doença. A segunda estava prevista para julho.