Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / MTB

MTB: Avancini fica em quarto no short track na etapa de Petrópolis

MTB contou com uma final emocionante em Petrópolis, no Rio de Janeiro, que quase teve um brasileiro integrando o pódio na abertura da Copa do Mundo

Redação Publicado em 09/04/2022, às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
MTB - GettyImages
MTB - GettyImages

O MTB quase contou com um brasileiro no pódio nesta sexta-feira, 8. Henrique Avancini levou o quarto lugar na prova de short track na prova da Copa do Mundo de MTB 2022 em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ele terminou o percurso de sete voltas fazendo um tempo de 19 minutos e 57 segundos. Já a vitória ficou com seu companheiro de equipe, o sul-africano Alan Hatherly.

A segunda posição ficou o suíço Thomas Litscher, enquanto o francês Maxime Marotte foi o terceiro colocado, completando o pódio e o Top 3. Para se ter uma ideia da forma como a prova foi disputada, Henrique Avancini chegou somente com dois segundos atrás do vencedor da etapa no geral.

Canal - SportBuzz

Vale lembrar que a etapa de Copa do Mundo de MTB voltou a ser disputada no Brasil depois de 17 anos. A prova desta sexta contou com cerca de 10 mil pessoas na arena para apoiar Avancini, que durante toda a disputa esteve entre os primeiros colocados. Depois do final da corrida, e com o resultado definido, ele foi recebido pelos torcedores com muitos aplausos.

Sendo o maior nome do ciclismo brasileiro, Avancini já foi campeão mundial na categoria maratona (XCM), vice-campeão mundial no short track (XCC), ganhou etapas da Copa do Mundo e outros títulos internacionais nos últimos anos. Além disso, ele somou nove conquistas de Campeonato Brasileiro e duas participações em Olimpíadas.

MTB quase tem brasileiro no Top 3
MTB quase tem brasileiro no Top 3 (Crédito: GettyImages)

Hoje, Avancini está ocupando a 7ª posição no ranking da UCI (União Ciclística Internacional). A maioria dos ciclistas que participaram dessa prova nunca tinham competido uma etapa da Copa do Mundo no Brasil. Para disputar a etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de MTB, a bicicleta de Henrique Avancini, uma Cannondale Scalpel, foi totalmente customizada. 

Depois da competição, a bike será leiloada e o valor arrecadado será utilizado para promover curso de formação de mecânico para pessoas que estão em vulnerabilidade social, além de outras iniciativas. O desenho feito na bicicleta foi inspirado em elementos locais de Petrópolis, como as cores da árvore Ipê e da ave Maritaca, duas referências de fauna e flora da região.