Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / MOUNTAIN BIKE

Henrique Avancini desabafa antes de estreia na Copa do Mundo de MTB

Campeão mundial, Henrique Avancini usou as redes sociais para desabafar sobre mudanças na pista de Petrópolis às vésperas da primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike

Redação Publicado em 06/04/2022, às 15h30 - Atualizado às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Henrique Avancini, em ação nos Jogos Olímpicos - GettyImages
Henrique Avancini, em ação nos Jogos Olímpicos - GettyImages

Henrique Avancini se mostrou contrário às mudanças no percurso da pista da São José Bike Club, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Às vésperas da primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, a União Ciclística Internacional (UCI) fez algumas alterações no desenho da pista e a decisão causou polêmica.

Em post feito nas redes sociais, o campeão mundial fez um desabafo sobre a decisão e citou o fator de segurança para justificar sua crítica. Entre as alterações feitas, está o trecho na Trilha da Bananeira, que exige muita técnica dos atletas. As modificações também foram feitas em alguns saltos, além do XCO Henrique Avancini, de acordo com as informações do São José Bike Club.

Canal - SportBuzz:

“A UCI (associação de federações nacionais de ciclismo), decidiu mudar algumas características da pista da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis. Falando como um designer de pista, eu acredito que as mudanças trazem muitos riscos para as situações de corrida”, escreveu Henrique. “Conheço o percurso que construí e, apesar de ser muito desafiador, o nível de segurança é maior do que de grande parte das pistas que corremos”, pontuou em outro trecho.

A polêmica se dá pela recente declaração de Simon Burney, responsável pela organização das etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike. Em entrevista à “Bike Magazine”, o britânico afirmou que os atletas pediram para “não mudarmos nada, porque estava tudo muito legal. Para nós, esse é um ótimo cenário”.

Avancini desabafa antes de estreia da Copa do Mundo
Avancini desabafa antes de estreia da Copa do Mundo (Crédito: Reprodução/ Instagram)

A etapa em território brasileiro vai acontecer entre os dias 7, 8 e 9 de abril. Lembrando que o circuito de Petrópolis voltou a ser realizado no local depois de 17 anos e Henrique Avancini quer conseguir sair do seu primeiro desafio na Copa do Mundo de Mountain Bike com uma vitória dentro de casa.

Henrique Avancini vai disputar na Copa do Mundo de Mountain Bike nas categorias short track e cross country olímpico. Ele acredita que a vitória na primeira etapa da temporada vai ser especial se acontecer no Brasil. O atleta tem objetivos ambiciosos para o ano de 2022 e colocou como grandes desafios para a sequência dos próximos circuitos.

Confira o post completo de Avancini:

“Nota rápida. A UCI (associação de federações nacionais de ciclismo), decidiu mudar algumas características da pista da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis. Falando como um designer de pista, eu acredito que as mudanças trazem muitos riscos para as situações de corrida.

Eu entendo a preocupação deles em fazer isso (mudanças) mais seguro para alguns trechos, mas eu quero compartilhar os meus pensamentos e concepções para explicar por que acredito que as mudanças não são positivas.

A pista permanece a mesma, mas agora é possível fazer alguns saltos pedalando.

Conheço o percurso que construí e, apesar de ser muito desafiador, o nível de segurança é maior do que de grande parte das pistas que corremos.

Estou apenas compartilhando informações e reforçando que não concordo com as mudanças feitas. Mais que isso, acho que agora algumas partes vão ficar mais perigosas.”