Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / LENDA!

Em série, Avancini expõe ‘lado oculto’ de ciclista campeão olímpico

Em ‘Efeito Avancini’, disponível pela Red Bull TV, ciclista brasileiro comenta sobre disputas com Nino Schurter e bastidores dessa relação no pelotão

Redação Publicado em 23/09/2022, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Henrique Avancini e Nino Schurter na Copa do Mundo de MTB XCO, em Petrópolis - Fábio Piva/Red Bull Content Pool
Henrique Avancini e Nino Schurter na Copa do Mundo de MTB XCO, em Petrópolis - Fábio Piva/Red Bull Content Pool

Nino Schurter, adversário do ciclista Henrique Avancini, é medalhista de ouro na Rio-16, dez vezes campeão mundial e oito vezes vencedor no ranking geral da Copa do Mundo de MTB XCO. Tido como Michael Jordan ou Lewis Hamilton do mountain bike, o suíço tem um currículo que impressiona. Mas o que poucos conhecem é a personalidade competitiva do atleta, exposta de modo único pelo melhor brasileiro da história do esporte.

No terceiro episódio de sua nova série, ‘Efeito Avancini’ (disponível pela plataforma de streaming Red Bull TV), lançado nesta semana, o petropolitano conta bastidores da sua relação com o europeu e como essa rivalidade impulsionou a sua carreira e o cross-country olímpico. “Ele tem a frieza para aumentar e tirar o ritmo em momentos que são muito inesperados. Faz o atleta se perguntar o que ele está fazendo”, revelou.

CANAL - SPORTBUZZ:

Ele tem a capacidade de soltar pequenas palavras, pequenas frases ao longo da corrida, que ninguém vai escutar, além de quem está ali perto. Ele tem a capacidade de preparar todo o staff dele para gerar momentos de quebra de padrão de pensamento, de construção de um estado mental para uma competição. Às vezes, ele começa a competir muito antes da largada. Ele trabalha o resultado sem você perceber”.

Avancini ainda completou: “De alguma forma, ele inibe que os outros atletas entreguem o melhor deles. É, principalmente, jogo mental”. Ao longo do episódio, o brasileiro relembra uma prova, em 2017, quando os dois disputaram roda a roda a primeira posição e, ao cruzar a linha de chegada, Schurter olhou fixamente ao adversário sul-americano.

Henrique Avancini, ciclista brasileiro de MTB
Henrique Avancini, ciclista brasileiro de MTB (Créditos: Getty Images)

Em 2019, a rivalidade ficou ainda mais aflorada durante o Cape Epic, competição na África do Sul em que Henrique chegou como o atleta mais bem preparado fisicamente. “Ele ficou incomodado. Naquele momento, nenhum atleta havia confrontado o Nino fora da bike. Ele se posiciona como alguém super legal, mas, na real, ele é um competidor dos mais ferozes, do mais canibal que você pode imaginar”, cravou o petropolitano da Cannondale Factory Racing Team.

“Se estiver no caminho dele, ele passará por você. E eu vou cutucá-lo neste momento”. O terceiro episódio da série ‘Efeito Avancini’ ainda traz declarações fortes do brasileiro e de pessoas que acompanharam de perto essa rivalidade, assim como bastidores de competições e da vitória no XCO de Nové Mesto, em 2020, sendo a primeira da história do país em Copas do Mundo, conquistada por Henrique em uma ultrapassagem por Nino.