Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Ciclismo / ALÍVIO!

Campeã mundial de ciclismo, Amy Pieters sai do coma após acidente

Estrela do ciclismo, Amy Pieters recupera a consciência gradativamente após quatro meses de coma induzido; equipe da atleta afirma que o cenário é favorável

Redação Publicado em 29/04/2022, às 14h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amy Pieters (à direita), estrela do ciclismo - Getty Images
Amy Pieters (à direita), estrela do ciclismo - Getty Images

A ciclista e campeã mundial Amy Pieters acordou do coma induzido após sofrer um acidente há quatro meses, durante uma sessão de treinos na cidade de Alicante, na Espanha. A holandesa havia sido submetida a cirurgia após sofrer ferimentos na cabeça para reduzir a pressão causada pela queda durante o ocorrido.

"Amy reconhece as pessoas, entende o que está sendo dito e é capaz de realizar cada vez mais tarefas", afirmou a SD Worx, equipe de comunicação da atleta. Apesar da capacidade de resposta por parte da ciclista, o grupo de médicos responsável pelo caso ressaltou que ainda não é possível saber "quais sintomas residuais e habilidades remanescentes que Amy Pieters terá como resultado da lesão cerebral".

CANAL - SPORTBUZZ:

Desde fevereiro, Pieters passa por um tratamento intensivo de reabilitação neurológica. Ao longo do coma artificial, a atleta se manteve respirando sem a necessidade do auxílio de aparelhos. A holandesa coleciona três medalhas de ouro do Mundial de Ciclismo de Pista, conquistadas de maneira consecutiva nos últimos três anos e mais três de bronze do Campeonato Europeu.

CASO ALAPHILIPPE

O ciclista bicampeão mundial, Julian Alaphilippe, esteve envolvido no acidente durante a corrida de um dia de Liège-Bastogne-Liège, no último domingo, 24. Na ocasião, muitos pilotos foram derrubados a 62 km do final da prova e Julian acabou caindo em uma vala e acertando uma árvore, o que fez com que o atleta acabasse com duas costelas quebradas, uma escápula quebrada e um pulmão perfurado.

Amy Pieters, estrela do ciclismo
Amy Pieters (à esquerda), campeã mundial de ciclismo

A Quick-Step Alpha Vinyl, equipe do francês, declarou que Alaphilippe precisará passar por "um período de observação adicional" antes de iniciar sua recuperação. Por outro lado, o belga Ilan van Wilder, companheiro de equipe de Julian, passou por uma cirurgia na mandíbula quebrada e já voltou para casa. Entretanto, o ciclista de 21 anos já foi descartado do Giro d'Italia, que começa no dia 6 de maio.