Bruninho tem linda história no voleibol brasileiro e mundial - GettyImages
ÍDOLO!

Vôlei: Bruninho lança biografia e vibra ao relembrar carreira

Livro que conta trajetória de um dos maiores vencedores da história do vôlei mundial será lançado na Itália nesta quinta-feira, 18 de abril

Redação Publicado em 18/04/2023, às 15h06

Nem os maiores vencedores de todos os tempos vivem apenas de medalhas e troféus. A capacidade de se reinventar, de superar derrotas doloridas, de voltar aos treinos para tentar de novo talvez sejam os maiores ensinamentos que o campeoníssimo Bruninho passará aos leitores em sua biografia "Da escuridão ao ouro".

A chegada da publicação às livrarias italianas está marcada para esta quinta-feira, dia 18 de abril. Existe o planejamento do lançamento em português, no Brasil, mas ainda sem data. "Quando voltei para Modena, em 2021, meus amigos Gian Paolo Maini e Davide Romani me apresentaram a ideia de contar minha história, minha carreira, em um livro. Inicialmente, me surpreendi", contou.

 

"Não sabia se seria o momento de iniciar um projeto desse, mas depois de muita conversa, e entusiasmo da parte deles, me convenci que poderia ajudar as pessoas com as minhas experiências, com as mensagens da vida e os valores do esporte, que sempre fizeram parte de mim", explicou Bruninho, ressaltando que os altos e baixos estão todos destacados.

Falo sobre as vitórias e, principalmente, sobre as maiores decepções, os fantasmas que enfrentei e sobre a luta para esmagar esses fantasmas. Achei que seria importante dividir as batalhas pelas quais passei, aceitando minhas fraquezas e mostrando o quanto isso me ajudou a gerir minhas emoções". 
Bruninho se mostrou muito feliz com a biografia (Crédito: Divulgação)

 

Bruno segue em atividade, disputando os principais títulos da temporada com o Modena, de olho na temporada de seleções que virá em seguida, disputa de pré-olímpico e, claro, Paris 2024. Mas para chegar até aqui, o levantador revela que precisou dar atenção especial ao aspecto mental e tudo que uma grande derrota envolve.

"Tem um antes e depois de Londres no livro. Após perdermos a final olímpica, comecei a cuidar de perto da minha saúde mental. Isso há 10 anos, quando não era um assunto muito falado. E revelar isso hoje, quando o assunto está tão em alta, pode ajudar as pessoas. E até hoje me mantenho focado no trabalho que tive que fazer em mim para chegar à conclusão de que a perfeição não pertence a este mundo", disse Bruno, referindo-se ao treinamento que faz com o especialista Giuliano Milan.

 

O 'capita' aproveitou a biografia para não só citar, mas agradecer às pessoas que o ajudaram na conquista de seus objetivos e, principalmente, àquelas que estiveram ao seu lado nos tempos sombrios, como os amigos Neymar e Gabriel Medina, que escreveram o prefácio. A biografia "Da escuridão ao ouro" teve um evento de lançamento oficial no último mês, em Modena.


 

Bruninho Seleção Brasileira Vôlei Bruninho Modena

Leia também

Zé Roberto projeta obstáculos no vôlei feminino


Bruninho é anunciado no Campinas: “Melhor do mundo”


Sesi-Bauru bate Campinas na decisão e conquista bicampeonato da Superliga


Vôlei: Após convocação de Bernardinho, Douglas Souza recusa Seleção


Morre Helcio Nunan Macedo, ex-treinador e jogador da seleção brasileira


Bernardinho volta ao comando da seleção masculina de vôlei